Biomarcadores sanguíneos e no líquido peritoneal de bovinos acometidos com enfermidades intestinais e reticulites traumáticas

Autores

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar simultaneamente biomarcadores no sangue e no líquido peritoneal (LP) de bovinos com enfermidades intestinais (GI n=14) e reticulites traumáticas (GII n=13). O exame clínico e a coleta de sangue e de LP foram realizadas e, posteriormente, análise física e citológica do LP, bem como as determinações bioquímicas no sangue e no LP. Empregou-se a análise de variância ao nível de 5% de probabilidade comparando os grupos e comparando o sangue e o LP. Em ambos os grupos foram evidenciados sinais de apatia, desidratação e hipomotilidade reticuloruminal, porém os animais do GI apresentaram alterações clínicas mais expressivas. À análise citológica do LP observou-se predomínio de polimorfonucleares em ambos os grupos. No sangue as concentrações de PT, globulina, colesterol e GGT foram superiores no GII (P<0,05), e a relação A/G foi maior no GI (P<0,05). No LP a albumina e a CK foram superiores no GI (P<0,05). Na comparação entre o sangue e LP, destacou-se o aumento significativo do lactato L no LP de ambos os grupos (P<0,05), caracterizando a gravidade das alterações presentes na cavidade abdominal. Recomenda-se a avaliação simultânea no sangue e no LP do lactato L como informação de auxílio diagnóstico e prognóstico das enfermidades digestivas dos bovinos.
Palavras-chave: Bioquímica clínica; lactato L; peritonite; sistema digestivo; vacas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jomel Francisco dos Santos, Doutorando em Ciência Veterinária da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Doutorando em Ciência Veterinária da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Rafael Otaviano do Rego, Bolsista PNPD/CAPES.

Bolsista PNPD/CAPES.

José Augusto Bastos Afonso, Clínica de Bovinos de Garanhuns, UFRPE

Clínica de Bovinos de Garanhuns, UFRPE

Pierre Castro Soares, Departamento de Medicina Veterinária, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Departamento de Medicina Veterinária, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Carla Lopes de Mendonça, Clínica de Bovinos de Garanhuns, UFRPE.

Clínica de Bovinos de Garanhuns, UFRPE.

Downloads

Publicado

2020-03-13

Como Citar

SANTOS, J. F. dos; REGO, R. O. do; AFONSO, J. A. B.; SOARES, P. C.; MENDONÇA, C. L. de. Biomarcadores sanguíneos e no líquido peritoneal de bovinos acometidos com enfermidades intestinais e reticulites traumáticas. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 21, 2020. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/50941. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

MEDICINA VETERINÁRIA