UTILIZAÇÃO DE MODELOS DE REGRESSÃO ALEATÓRIA PARA OBTENÇÃO DE PARÂMETROS GENÉTICOS DE BOVINOS DA RAÇA TABAPUÃ

Autores

Resumo

Este trabalho utilizou 28.643 registros de pesos, do nascimento aos 660 dias de idade, de 6.471 animais da raça Tabapuã para estimar componentes de variância, covariância e parâmetros genéticos, utilizando o modelo de regressão aleatória. Foi utilizado algoritmo de busca AIREML através do método da máxima verossimilhança restrita pelo programa computacional DFREML. Os modelos incluíram: como aleatórios, os efeitos genético aditivo direto, materno, de ambiente permanente de animal e materno; como fixos, os efeitos de grupo de contemporâneos; como covariáveis, a idade do animal à pesagem e a idade da vaca ao parto. As estimativas de variância genética aditiva direta obtidas aumentaram com a idade. As estimativas de herdabilidade para o efeito aditivo direto mostram o decréscimo da herdabilidade do nascimento até a desmama, enquanto as estimativas de herdabilidade materna apresentaram aumento do nascimento até a desmama, decrescendo nas idades seguintes. As correlações genéticas diretas variaram de moderadas a altas, diminuindo suas magnitudes à medida que aumentou a distância entre as idades dos animais. O modelo de regressão aleatória utilizado mostrou-se adequado para descrever as mudanças nas variâncias dos pesos de bovinos da raça Tabapuã do estado da Bahia.
Palavras- chave: bovino de corte, herdabilidade, modelo animal, seleção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Severino Cavalcante Sousa Junior, Universidade federal do Piauí

Zootecnista formado pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, com Mestrado em Melhoramento Genético pela Universidade Federal do Ceará, doutor em Melhoramento Genético Animal na Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho - Unesp Jaboticabal. - UFC e Atualmente Professor Adjunto da Universidade federal do Piauí.

Rogério Paes Sousa, Universidade Federal do Piauí

mestre em Zootecnia pela Universidade federal do Piauí

Karina Rodrigues Santos, Universidade Federal do Piauí

Doutora, Professora da Universidade Federal do Piauí

Luanna Chácara Pires, Universidade federal do sudeste da Bahia

Doutora, professora da Universidade federal do sudeste da Bahia

Downloads

Publicado

2019-05-24

Como Citar

SOUSA JUNIOR, S. C.; SOUSA, R. P.; SANTOS, K. R.; PIRES, L. C. UTILIZAÇÃO DE MODELOS DE REGRESSÃO ALEATÓRIA PARA OBTENÇÃO DE PARÂMETROS GENÉTICOS DE BOVINOS DA RAÇA TABAPUÃ. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 20, p. 1–14, 2019. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/49928. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ZOOTECNIA