INFLUÊNCIA DO FOTOPERÍODO EMERAL SOBRE CARCTERISTICAS BROMATOLÓGICAS DA CARCAÇA DE JUVENIS DE TAMBAQUI (Colossoma macropomum)

  • Pedro Pierro Mendonça Universidade Estadual do Norte Fluminense
  • Monique V. Barbosa dos Santos Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro
  • Manuel V. Vidal Junior Universidade Estadual do Norte Fluminense
  • Dalcio Ricardo de Andrade Universidade estadual do Norte Fluminense
Palavras-chave: Bioclimatologia, Bromatologia, Peixes nativos

Resumo

O objetivo do presente estudo foi avaliar a influência do fotoperíodo emeral na composição bromatológica da carcaça de juvenis de tambaqui (Colossoma macropomum). O experimento foi realizado utilizando 190 peixes com peso médio de 11,01 ± 2,08g e comprimento total de 7,8 ± 0,18cm, acondicionados em dezesseis aquários de 56 litros com renovação de 40 vezes o volume ao dia. A temperatura da água foi mantida em 29,1 ± 0,41°C e a densidade de estocagem foi equivalente a 2,75 g/L, sendo que todos os aquários possuíam aeração constante. Os fotoperíodos emerais foram mantidos com auxílio de timers. Foram utilizados os seguintes tratamentos: T1= 6 horas de luz, T2 = 12 horas de luz, T3 = 18 horas de luz e T4 = 24 horas de luz, com quatro repetições cada. Os juvenis foram alimentados duas vezes ao dia, com ração comercial extrusada (28% de proteína bruta). Ao iniciar o experimento, com 32 dias e ao final do período experimental, foram feitas análises da composição bromatológica das carcaças evisceradas e descamadas, para avaliação da proteína bruta, estrato etéreo, matéria mineral e extrato não nitrogenado na matéria seca e na matéria natural. A análise estatística das variáveis foi realizada com auxílio do aplicativo SAEG, versão 9.1, para realização de análise de variância, regressões e correlações de Pearson. Não foi observado efeito dos fotoperíodos emerais (p<0,05) nas variáveis.

PALAVRAS-CHAVE: Aquicultura; bioclimatologia; peixes nativos

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
24-06-2011
Como Citar
Mendonça, P. P., dos Santos, M. V. B., Vidal Junior, M. V., & de Andrade, D. R. (2011). INFLUÊNCIA DO FOTOPERÍODO EMERAL SOBRE CARCTERISTICAS BROMATOLÓGICAS DA CARCAÇA DE JUVENIS DE TAMBAQUI (Colossoma macropomum). Ciência Animal Brasileira, 12(2), 213-220. Recuperado de https://www.revistas.ufg.br/vet/article/view/4917
Seção
Produção Animal