ESTIMATIVAS DE PARÂMETROS GENÉTICOS E DE AMBIENTE PARA MEDIDAS REPETIDAS DE PRODUÇÃO LEITEIRA EM CAPRINOS

Autores

Resumo

Objetivou-se com este estudo comparar funções matemáticas no ajuste da curva de lactação média e individual de caprinos e estimar parâmetros genéticos e ambientais para medidas repetidas de produção de leite. Foram utilizadas 183 lactações, sendo 121 de cabras Saanen e 62 de cabras Alpinas, de animais pertencentes ao Laboratório de Caprinocultura e Ovinocultura da UFPB/CCHSA. O controle leiteiro foi realizado em intervalos de sete dias. O ajuste foi feito para curva média utilizando-se seis funções matemáticas: polinomial inversa, linear hiperbólica, gama incompleta, quadrática logarítmica, linear e quadrática, sendo ajustada por processos interativos, através de regressão não linear. Os critérios utilizados para verificar a qualidade do ajuste para cada função foram: coeficiente de determinação ajustado (R2a), percentuais de desvio entre as produções totais observadas e estimadas, percentuais de curvas típicas, desvio médio absoluto e quadrado médio dos resíduos. Verificou-se que qualquer um dos modelos testados pode ser utilizado para estimativas da curva média, porém, para o estudo das curvas individuais, o modelo Gama Incompleto deve ser preferido por apresentar melhores estimativas dos componentes da curva de lactação.
Palavras-chave: cabras leiteiras; curva de lactação; modelos matemáticos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

George Rodrigo Beltrão da Cruz, Universidade Federal da Paraíba - Departamento de Ciência Animal

Engenheiro Agrônomo, Especialista em Caprinocultura e Ovinocultura, Mestre e Doutor em Zootecnia (Produção e Melhoramento Animal)

Daiane Gonçalves dos Santos, CCHSA/UFPB

Graduanda em Agroecologia CCHSA/UFPB

Edvaldo Mesquita Beltrão Filho, DGTA/CCHSA/UFPB

Engenheiro Agrônomo, Professor DGTA/CCHSA/UFPB.

Evandra da Silva Justino, CCHSA/UFPB

Técnica em Agropecuária, Licencianda em Ciências Agrárias CCHSA/UFPB

Aécio Melo de Lima, PPGTA/CCHSA/UFPB

Agroecólogo, Mestrando em Tecnologia Agroalimentar (PPGTA/CCHSA/UFPB).

Paulo Rodrigues Dantas Júnior, CCHSA/UFPB

Técnico em Agropecuária, Graduando em Agroecologia (CCHSA/UFPB)

Downloads

Publicado

2019-05-24

Como Citar

CRUZ, G. R. B. da; SANTOS, D. G. dos; BELTRÃO FILHO, E. M.; JUSTINO, E. da S.; LIMA, A. M. de; DANTAS JÚNIOR, P. R. ESTIMATIVAS DE PARÂMETROS GENÉTICOS E DE AMBIENTE PARA MEDIDAS REPETIDAS DE PRODUÇÃO LEITEIRA EM CAPRINOS. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 20, p. 1–13, 2019. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/47704. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

ZOOTECNIA