ISOLAMENTO E IDENTIFICAÇÃO DE CEPAS DE Salmonella spp DE JABUTIS-PIRANGA ORIUNDOS DO TRÁFICO DE ANIMAIS SILVESTRES

Autores

  • Oberdan Coutinho Nunes IBAMA
  • Eugênia Deus Oliveira UFBA
  • Sônia Silva Laborda UFBA
  • Janis Cumming Hohlenwerger UFBA
  • Moacyr Moraes Neto Clínica Veterinária Vilas do Atlântico LTDA
  • Carlos Roberto Franke UFBA

Palavras-chave:

répteis, zoonoses, epidemiologia.

Resumo

Este trabalho objetivou investigar a ocorrência de Salmonella sp. em jabutis-piranga (Chelonoides carbonaria), dada sua elevada frequência no comércio ilegal e risco que representa para a saúde. Coletaram-se fezes de 89 jabutis mantidos no Centro de Triagem de Animais Silvestres Chico Mendes – IBAMA/SUPES-BA. Isolaram-se colônias características de Salmonella sp. em 12,36% dos jabutis (11/89). Destas, nove foram identificadas no Instituto Adolfo Lutz (São Paulo), distribuindo-se em seis diferentes sorovares: S. enterica salamae 47:b:-; S. enterica houtenae 21:g,z51; S. Panama; S. Poona; S. Javiana e S. Michigan, todas, segundo a literatura consultada, sem prévia descrição para C. carbonária. No entanto, estão presentes em relatos de infecções e em estudos sobre resistência a antibióticos, confirmando o risco representado pelo tráfico de animais para a saúde pública, por conta da exposição de crianças à fonte de infecção e pela disseminação de sorovares resistentes.

PALAVRAS-CHAVES: Epidemiologia, répteis, zoonoses.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Oberdan Coutinho Nunes, IBAMA

médico veterinário do Centro de Triagem de Animais Silvestres. Mestre em Ciência Animal nos trópicos. Membro do Grupo de pesquisa de Infectologia Veterinária - UFBA 

Eugênia Deus Oliveira, UFBA

professor adjunto 1 da Escola de Medicina Veterinária/ Universidade Federal da Bahia, responsável pelo laboratório de bacterioses da Escola de Medicina Veterinária/ Universidade Federal da Bahia e vice-coordenadora do Mestrado em Ciência Animal nos Trópicos/ Escola de Medicina Veterinária/ Universidade Federal da Bahia.

Sônia Silva Laborda, UFBA

Bióloga– Funcionária nível superior – UFBA - Laboratório de Bacterioses

Moacyr Moraes Neto, Clínica Veterinária Vilas do Atlântico LTDA

Médico Veterinário autônomo.

Carlos Roberto Franke, UFBA

Coordenador do Programa de Pós-Graduação Ciência Animal nos Trópicos da Escola de Medicina Veterinária / UFBA (2001-2003 e 2005-2007);Vice-Diretor da Escola de Medicina Veterinária/UFBA (03/2005-). Áreas de atuação: Ecoepidemiologia, Saúde Pública e Difusão Técnico-Científica.

Downloads

Publicado

01-04-2010

Como Citar

Nunes, O. C., Oliveira, E. D., Laborda, S. S., Hohlenwerger, J. C., Neto, M. M., & Franke, C. R. (2010). ISOLAMENTO E IDENTIFICAÇÃO DE CEPAS DE Salmonella spp DE JABUTIS-PIRANGA ORIUNDOS DO TRÁFICO DE ANIMAIS SILVESTRES. Ciência Animal Brasileira, 11(1), 168–173. Recuperado de https://www.revistas.ufg.br/vet/article/view/4646

Edição

Seção

Medicina Veterinária