Efeitos da alimentação de farelo de tungue (Aleurites fordii) bruto ou tratado na dieta de Rhamdia quelen sobre o crescimento, enzimas digestivas e parâmetros bioquímicos

Autores

Resumo

Resumo
Este estudo avaliou a adição de farelo de tungue (Aleurites fordii) na dieta de Rhamdia quelen, como uma alternativa à fontes de proteína animal. Juvenis de jundiá foram alimentados com diferentes dietas incluídas de farelo de tungue bruto, farelo quimicamente tratado e uma dieta controle sem farelo de tungue. O tratamento químico foi baseado na aplicação sequencial de soluções ácida e alcoólica e reduziu o conteúdo de ácido fítico de 1,63% para 0,61% e o conteúdo de taninos condensados de 0,025% para 0,018%. A resposta nutricional dos peixes à estes ingredientes foi avaliada ao longo de nove semanas, baseado no crescimento, atividade de enzimas digestivas e respostas bioquímicas. Após nove semanas, a dieta contendo farelo de tungue bruto causou reduzido crescimento (peso: -57,9%; comprimento total: -21,09%; taxa de crescimento específico: -99,74%). Esta dieta também reduziu a atividade de protease ácida e lipase, reduziu concentrações de glicose, colesterol e triglicerídeos no plasma e concentrações de glicogênio e glicose no fígado. No entanto, após nove semanas, os peixes alimentados com farelo de tungue tratado mostraram maior crescimento (peso, comprimento total e taxa de crescimento específico igual ao controle) e poucas alterações metabólicas, possivelmente devido a remoção de antinutrientes e substâncias tóxicas. Ao nível de 32% de inclusão, o farelo de tungue quimicamente tratado pode ser considerado uma fonte de proteína alternativa para o jundiá.
Palavras-chave: Co-produtos agroindustriais. Proteína alternativa. Parâmetros bioquímicos. Resposta de crescimento. Jundiá.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandra Pretto, Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana

Zootecnista, Curso de Tecnologia em Aquicultura

Leila Picolli da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Departamento de Zootecnia

Viviani Corrêia, Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana

Curso de Tecnologia em Aquicultura

Suziane Ghedini Martinelli, Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões

Departamento de Zootecnia e Ciências Biológicas

Publicado

2020-02-05

Como Citar

PRETTO, A.; PICOLLI DA SILVA, L.; CORRÊIA, V.; GHEDINI MARTINELLI, S. Efeitos da alimentação de farelo de tungue (Aleurites fordii) bruto ou tratado na dieta de Rhamdia quelen sobre o crescimento, enzimas digestivas e parâmetros bioquímicos. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 21, 2020. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/46276. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

RECURSOS PESQUEIROS E ENGENHARIA DE PESCA