PLASMA SUÍNO E OVO INTEIRO EM RAÇÕES DE LEITÕES SOBRE O DESEMPENHO NA FASE INICIAL E INCIDÊNCIA DE DIARRÉIA

Autores

  • Maria Cristina Thomaz UNESP/Câmpus de Jaboticabal
  • Melissa Izabel Hannas Alltech do Brasil
  • Fernanda Marcussi Tucci MAPA
  • Antônio João Scandolera UFPR
  • Maria Marta Loddi Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Fábio Enrique Lemos Budiño Instituto de Zootecnia

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v12i4.4588

Palavras-chave:

farelo de soja, fontes protéicas, ganho de peso, leite em pó

Resumo

Utilizaram-se 64 leitões com o objetivo de avaliar o uso de rações com leite em pó (LP), três rações com níveis crescentes de plasma suíno (PS), três rações com níveis crescentes de ovo inteiro (OI) e uma ração com alto nível de farelo de soja (FS). O PS e o OI substituíram, respectivamente, 25%, 50% e 75% e 15%, 30% e 45% da proteína bruta do leite em pó da ração LP. Durante o período experimental, avaliou-se o desempenho e a incidência de diarréia nos leitões, dos 21 aos 34 dias de idade. A utilização de OI nas rações de leitões substituindo até 45% da proteína bruta do leite em pó possibilitou aos leitões desempenho semelhante ao LP, revelando o uso potencial do OI como fonte de proteína para leitões na desmama. A utilização de alto nível de FS na ração proporcionou pior desempenho dos leitões na primeira semana após a desmama confirmando a necessidade de limitação da inclusão de FS na ração nesta fase. A utilização de níveis crescentes de PS proporcionou piora no desempenho dos leitões dos 21 aos 34 dias de idade. A utilização de níveis de PS e OI e de alto nível de FS na ração não afetou a incidência de diarréia nos leitões.

PALAVRAS-CHAVE: farelo de soja; fontes protéicas; ganho de peso; leite em pó.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Enrique Lemos Budiño, Instituto de Zootecnia

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista/Câmpus de Botucatu (1994), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista/Câmpus de Jaboticabal (2004). Atualmente é pesquisador científico do Instituto de Zootecnia. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Nutrição de Suínos.

Downloads

Publicado

2011-12-20

Como Citar

THOMAZ, M. C.; HANNAS, M. I.; TUCCI, F. M.; SCANDOLERA, A. J.; LODDI, M. M.; BUDIÑO, F. E. L. PLASMA SUÍNO E OVO INTEIRO EM RAÇÕES DE LEITÕES SOBRE O DESEMPENHO NA FASE INICIAL E INCIDÊNCIA DE DIARRÉIA. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 12, n. 4, p. 576–583, 2011. DOI: 10.5216/cab.v12i4.4588. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/4588. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Produção Animal