ETIOLOGIA E SENSIBILIDADE ANTIMICROBIANA IN VITRO DE BACTÉRIAS ISOLADAS DE CABRAS COM MASTITE NO SERTÃO E CARIRI PARAIBANO

Autores

Resumo

Objetivou-se com este trabalho estudar a etiologia da mastite em caprinos no sertão e cariri da Paraíba e estabelecer o perfil de sensibilidade antimicrobiana das bactérias isoladas. Foram identificadas 11,85% de infecções intramamárias em amostras de leite assepticamente coletadas e 236 isolamentos bacterianos com predominância de Staphylococcus spp. Nos casos de mastite clínica, foram coletadas 85 amostras de leite, o que resultou em 34 (40%) isolamentos com maior prevalência de bactérias do gênero Staphylococcus spp. (44,11%) e Trueperella pyogenes (23,52%). A resistência bacteriana aos antimicrobianos frente aos isolados de mastite subclínica e clínica foram maiores para penicilina (64,31% e 40%) e oxacilina (20,65% e 13,33%), em contraste com a maior suscetibilidade frente aos antimicrobianos cefalotina (100%), clorafenicol (100%) e neomicina (100%). O caráter zoonótico de alguns patógenos, a exemplo do Staphylococcus aureus, ressalta a importância da implantação de programas de controle em propriedades leiteiras.
Palavras-chave: Staphylococcus aureus. Infecção. Resistência. Leite. Cabras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dinamérico de Alencar Santos Júnior, Universidade Federal de Campina Grande

Departamento de Medicina Veterinária. Área: Clínica e Cirurgia de Grandes animais.

Rodrigo Antonio Torres Matos, Universidade Federal de Campina Grande

Departamento de Medicina Veterinária.  Área: Doenças Infecciosas

Felício Garino Júnior, Universidade Federal de Campina Grande

Departamento de Medicina Veterinária. Área: Doenças Infecciosas

Sara Vilar Dantas Simões, Universidade Federal da Paraíba

Departamento de Ciências Veterinárias. Área: Clínica e Cirurgia de Grandes animais.

Eldinê Gomes de Miranda Neto, Universidade Federal de Campina Grande

Unidade Acadêmica de Medicina Veterinária. Área: Clínica e Cirurgia de Grandes animais.

Downloads

Publicado

2019-09-23

Como Citar

SANTOS JÚNIOR, D. de A.; MATOS, R. A. T.; MELO, D. B. de; GARINO JÚNIOR, F.; SIMÕES, S. V. D.; MIRANDA NETO, E. G. de. ETIOLOGIA E SENSIBILIDADE ANTIMICROBIANA IN VITRO DE BACTÉRIAS ISOLADAS DE CABRAS COM MASTITE NO SERTÃO E CARIRI PARAIBANO. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 20, p. 1–11, 2019. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/44848. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

MEDICINA VETERINÁRIA