PREVALÊNCIA SOROLÓGICA DA MAEDI-VISNA EM REBANHOS OVINOS DA MICRORREGIÃO DE JUAZEIRO - BAHIA POR MEIO DO TESTE DE IMUNODIFUSÃO EM GEL DE ÁGAR

Autores

  • Priscila Martinez Martinez Universidade Federal da Bahia
  • Joselito Nunes Costa Universidade Federal da Bahia
  • Thiago Sampaio de Souza Universidade Federal da Bahia
  • Antônio Oliveira Costa Neto Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Raymundo Rizaldo Pinheiro Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v12i2.4454

Palavras-chave:

Lentivírus, ocorrência, IDGA, ovinos.

Resumo

A introdução de novas raças, com o objetivo de aumentar a produtividade, levou à alteração do perfil sanitário dos rebanhos. Dentre as enfermidades introduzidas no Brasil, destacam-se as lentiviroses de pequenos ruminantes (LVPR), representadas pela artrite-encefalite caprina (CAE) e pela maedi-visna (MV). Devido à importância econômica da ovinocultura para a microrregião de Juazeiro-Bahia e à escassez de dados sobre a lentivirose em ovinos, buscou-se obter a prevalência da MV. Foram avaliados 919 soros por imunodifusão em gel de ágar (IDGA). As amostras foram colhidas nos oito municípios que compõem essa microrregião (Juazeiro, Sento Sé, Sobradinho, Pilão Arcado, Campo Alegre de Lourdes, Remanso, Casa Nova e Curaçá), conforme a representatividade de cada município no total de animais. Constatou-se que 0,34% (4/919) dos ovinos amostrados apresentaram reação positiva no IDGA. Concluiu-se com esse resultado que a MV ocorre na microrregião estudada, com baixa prevalência, provavelmente pela predominância de animais de raças localmente adaptadas.

PALAVRAS-CHAVE: Anticorpos; IDGA; Lentivirus; ocorrência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Martinez Martinez, Universidade Federal da Bahia

Aluna do Curso de Mestrado em Ciência Animal nos Trópicos da Escola de Medicina Veterinária da Universidade Federal da Bahia (EMV/UFBA)

Joselito Nunes Costa, Universidade Federal da Bahia

Professor Doutor do Departamento de Patologia e Clínicas da EMV/UFBA.

Thiago Sampaio de Souza, Universidade Federal da Bahia

Discente da EMV/UFBA, bolsista do CNPq.

Antônio Oliveira Costa Neto, Universidade Estadual de Feira de Santana

Professor do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Feira de Santana.

Raymundo Rizaldo Pinheiro, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Pesquisador Doutor do Centro Nacional de Pesquisa de Caprinos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Caprinos).

Downloads

Publicado

2011-06-25

Como Citar

MARTINEZ, P. M.; COSTA, J. N.; DE SOUZA, T. S.; COSTA NETO, A. O.; PINHEIRO, R. R. PREVALÊNCIA SOROLÓGICA DA MAEDI-VISNA EM REBANHOS OVINOS DA MICRORREGIÃO DE JUAZEIRO - BAHIA POR MEIO DO TESTE DE IMUNODIFUSÃO EM GEL DE ÁGAR. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 12, n. 2, p. 322–329, 2011. DOI: 10.5216/cab.v12i2.4454. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/4454. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Medicina Veterinária