EFEITO DA SUPLEMENTAÇÃO PROTÉICA SOBRE OS PARÂMETROS CLÍNICOS E PARASITOLÓGICOS DE OVINOS MANTIDOS EM PASTAGEM DE TIFTON 85

  • Daniel Maia Nogueira Embrapa Semi-Árido
  • Tadeu Vinhas Voltolini Embrapa Semi-Árido
  • José Nilton Moreira Embapa Semi-Árido
Palavras-chave: Parasitologia animal

Resumo

A suplementação proteica pode ser uma importante ferramenta para os sistemas de produção de ovinos em pastagens tropicais. Objetivou-se com este trabalho avaliar os parâmetros clínicos e parasitológicos de ovinos mantidos em pastagem de Tifton 85 (Cynodon dactylon) irrigada, recebendo suplementos com diferentes fontes proteicas. Foram utilizados 28 ovinos castrados e mestiços, distribuídos homogeneamente em quatro tratamentos. Além do controle não suplementado, os tratamentos avaliados foram: farelo de soja, ureia e torta de algodão. Realizou-se a vermifugação dos animais de acordo com o método Famacha©. Não houve diferença significativa (P>0,05) entre os tratamentos para o consumo de matéria seca total, ganho médio diário e ganho de peso total. Foi observado maior consumo de forragem (P<0,05) para os animais mantidos exclusivamente em pastagem. Estes animais também apresentaram maior contagem de ovos por grama de fezes (OPG) (P<0,05) em comparação aos suplementados com ureia ou com torta de algodão. Não houve diferença significativa (P>0,05) para os diferentes tons de coloração da conjuntiva nem para o número de animais vermifugados. Observou-se uma prevalência de 72,0% a 83,0% de larvas de Trichostrongylus sp. As diferentes suplementações proteicas não influenciaram as características clínicas nem produtivas dos animais.
PALAVRAS-CHAVES: Cynodon dactylon, endoparasitas, Famacha©, farelo de soja, torta de algodão, ureia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Maia Nogueira, Embrapa Semi-Árido

Médico Veterinário formado na UECE. Mestrado em Produção e Reprodução de Pequenos Ruminantes. Pesquisador da Embrapa Semi-Árido. Petrolina-PE.

 

 

Tadeu Vinhas Voltolini, Embrapa Semi-Árido
Doutor em Ciência Animal e Pastagens pela ESALQ/USP. Pesquisador em Produção Animal na Embrapa Semi-Árido. Petrolina-PE.
José Nilton Moreira, Embapa Semi-Árido

Doutor em Zootecnia pela UFRPE. Pesquisador em Sistemas de Produção Animal da Embrapa Semi-Árido.

Publicado
17-12-2009
Como Citar
Nogueira, D., Voltolini, T., & Moreira, J. (2009). EFEITO DA SUPLEMENTAÇÃO PROTÉICA SOBRE OS PARÂMETROS CLÍNICOS E PARASITOLÓGICOS DE OVINOS MANTIDOS EM PASTAGEM DE TIFTON 85. Ciência Animal Brasileira, 10(4), 1100-1109. Recuperado de https://www.revistas.ufg.br/vet/article/view/4368
Seção
Produção Animal