EFEITO DA UTILIZAÇÃO DE PROBIÓTICO À BASE DE Lactobacillus sp.SOBRE O GANHO DE PESO E DESENVOLVIMENTO DA MUCOSA INTESTINAL DE RATOS (Rattus norvergicus)

Autores

  • Reginaldo Nassar Ferreira
  • Glaucia Maria Cavasin -Oliveira
  • Cláudia Bueno Alves
  • Marcella Nogueira do Nascimento
  • Elisângela Muniz de Oliveira

Resumo

O experimento foi conduzido no Biotério Central da Universidade Federal de Goiás para avaliar o uso de probiótico a base de Lactobacillus sp. para ratos (Rattus novergicus). Um total de 30 ratos machos adultos pesando entre 221 (considerados como leves) a 221 gramas (pesados) foram alojados em gaiolas coletivas com controle de luminosidade e de temperatura. Os animais foram divididos em três tratamentos em blocos casualizados de acordo como peso vivo. Os tratamentos foram: grupo I – ração sem probiótico, grupo II – ração + 0,25% de probiótico e grupo III – ração + 0,50% de probiótico. O período experimental foi de 40 dias sendo que cada indivíduo foi pesado duas vezes a cada semana. Após o sacrifício, colheram-se fragmentos duodenais para exame histológico e não se observou efeito significativo do probiótico no ganho de peso diário. Na análise da mucosa intestinal, notou-se a presença de probiótico na dieta, que não alterou o desenvolvimento das criptas e das vilosidades do intestino delgado. PALAVRAS CHAVE: Lactobacillus, mucosa intestinal, probiótico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01-11-2006

Como Citar

Ferreira, R. N., -Oliveira, G. M. C., Alves, C. B., Nascimento, M. N. do, & Oliveira, E. M. de. (2006). EFEITO DA UTILIZAÇÃO DE PROBIÓTICO À BASE DE Lactobacillus sp.SOBRE O GANHO DE PESO E DESENVOLVIMENTO DA MUCOSA INTESTINAL DE RATOS (Rattus norvergicus). Ciência Animal Brasileira, 7(3), 217–222. Recuperado de https://www.revistas.ufg.br/vet/article/view/418

Edição

Seção

Produção Animal