DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DA ESTENOSE ESOFÁGICA PELA VIA ENDOSCÓPICA EM CÃO: RELATO DE CASO

Autores

  • Elayne Cristine Soares Silva UFRPE
  • Fábio Luiz Silva Pina Clínica Veterinária Harmonia
  • Marcelo Weinstein Teixeira UFRPE

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v11i2.4120

Palavras-chave:

Sanidade Animal

Resumo

A endoscopia é um método de diagnóstico por excelência, por ser segura, rápida e não invasiva, proporcionando benefícios não alcançados por outros métodos, em várias situações patológicas do sistema digestivo. A estenose esofágica é geralmente o resultado final da lesão inflamatória esofágica, a qual resulta em fibrose. O principal sinal clínico da estenose esofágica é a regurgitação, geralmente logo após a ingestão de alimento. O diagnóstico é baseado no histórico, sinais clínicos, radiografia contrastada e achados endoscópicos. Um cão, SRD, com dez anos de idade apresentava um quadro clínico de regurgitação de alimentos sólidos que se iniciou havia um ano, no pós-operatório de uma intervenção cirúrgica durante a qual houve abundante refluxo gástrico. Na endoscopia observou-se estenose com presença de vários anéis fibrosos no esôfago torácico. Optou-se por fazer o tratamento da estenose pela via endoscópica, com a utilização de velas dilatadoras. Foram realizados seis procedimentos de dilatação, com uso das velas, em intervalos de uma semana. O animal apresentou melhora gradativa e ao final das seis seções já ingeria alimentos pastosos sem episódios de regurgitação. A melhora clínica foi permanente, tendo o paciente voltado a se alimentar de ração seca ao final do tratamento. O resultado obtido indica ser a endoscopia um método eficiente no diagnóstico e tratamento da estenose esofágica de cães.

PALAVRAS-CHAVES: Cão, endoscopia, estenose esofágica, regurgitação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elayne Cristine Soares Silva, UFRPE

Médica Veterinária; Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ciência Veterinária; Departamento de Medicina Veterinária da UFRPE

Fábio Luiz Silva Pina, Clínica Veterinária Harmonia

Médico Veterinário; Mestre em Ciência Veterinária pela UFRPE

Marcelo Weinstein Teixeira, UFRPE

Médico Veterinário; Professor Adjunto do epartamento de Morfologia e Fisiologia Animal da UFRPE

Downloads

Publicado

2010-06-23

Como Citar

SILVA, E. C. S.; PINA, F. L. S.; TEIXEIRA, M. W. DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DA ESTENOSE ESOFÁGICA PELA VIA ENDOSCÓPICA EM CÃO: RELATO DE CASO. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 11, n. 2, p. 465–470, 2010. DOI: 10.5216/cab.v11i2.4120. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/4120. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Relato de caso