COMPARAÇÃO DE MÉTODOS PARA EXTRAÇÃO DE DNA NA REAÇÃO EM CADEIA DA POLIMERASE PARA DETECÇÃO DE Salmonella enterica SOROVAR Enteritidis EM PRODUTOS AVÍCOLAS
Palavras-chave:
PCR, Salmonella Enteritidis, ave, extração de DNA, CTAB.Resumo
A identificação de Salmonella spp. em amostras de alimentos por diagnóstico microbiológico é demorada, com aproximadamente cinco diferentes etapas, levando cerca de 120 horas até o resultado final. A utilização da técnica da reação em cadeia da polimerase (PCR) pode diminuir esse período; entretanto, substâncias presentes nas amostras podem afetar a reação. O objetivo deste trabalho foi comparar a extração de DNA de Salmonella enterica sorovar Enteritidis (SE), por tratamento térmico e pelo uso do cetyltrimethil ammonium bromide (CTAB), em produtos provenientes de granjas avícolas, correspondentes a matéria prima (farinha de carne) e a suabes de arrasto experimentalmente contaminados. As amostras de DNA obtidas com as extrações foram submetidas a PCR, utilizando-se um par de oligonucleotídeos iniciadores para amplificação de DNA do gene específico de SE – Sdf 1. Comparando-se os métodos de extração, observou-se que quando do uso do CTAB detectou-se SE em 70% de matéria prima e em 80% de suabes de arrasto, enquanto com o método por tratamento térmico houve positividade em 20% de matéria prima e em 40% de suabes de arrasto. Houve detecção de SE em ambos os métodos utilizados para extração de DNA, porém, o uso de CTAB detectou maior número de amostras positivas, quando comparado com o tratamento térmico.PALAVRAS-CHAVES: PCR, Salmonella Enteritidis, ave, extração de DNA, CTAB.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
31-03-2011
Como Citar
Andreatti Filho, R. L., Marietto Gonçalves, G. A., Okamoto, A. S., & Lima, E. T. de. (2011). COMPARAÇÃO DE MÉTODOS PARA EXTRAÇÃO DE DNA NA REAÇÃO EM CADEIA DA POLIMERASE PARA DETECÇÃO DE Salmonella enterica SOROVAR Enteritidis EM PRODUTOS AVÍCOLAS. Ciência Animal Brasileira, 12(1), 115–119. Recuperado de https://www.revistas.ufg.br/vet/article/view/3774
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).