DIGESTIBILIDADE APARENTE DE NUTRIENTES DE RAÇÕES BALANCEADAS COM ALIMENTOS ALTERNATIVOS PARA CUTIAS (Dasyprocta prymnolopha) EM CRESCIMENTO

Autores

  • Rildênio Renato Cavalcante
  • Agustinho Valente de Figueirêdo
  • Maria Acelina Martins de Carvalho
  • João Batista Lopes
  • Mônica Marcos de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v6i3.368

Resumo

Objetivou-se avaliar a digestibilidade aparente da proteína bruta, energia bruta, extrato etéreo, cálcio e fósforo de rações balanceadas com alimentos alternativos contendo diferentes níveis de proteína bruta para cutias na fase de crescimento. Dezesseis cutias, com idade média de cinco meses e peso vivo médio inicial de 1.200 g, foram alojadas individualmente em gaiolas de metabolismo e distribuídas em delineamento inteiramente casualizado com quatro tratamentos: T1 – ração com 14% de proteína bruta (PB); T2 – ração com 16% de PB; T3 – ração com 18% de PB e T4 – ração com 20% de PB. A unidade experimental foi representada por um animal. Não foram observados efeitos significativos para os coeficientes de digestibilidade aparente dos nutrientes. Os níveis de proteína bruta da dieta não interferem nos coeficientes de digestibilidade aparente da PB, da EB, do cálcio e do fósforo. A digestibilidade do extrato etéreo diminui com o incremento da proteína bruta nas rações. PALAVRAS-CHAVE: Alimento alternativo, cutia, digestibilidade aparente, nutrientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-10-31

Como Citar

CAVALCANTE, R. R.; FIGUEIRÊDO, A. V. de; CARVALHO, M. A. M. de; LOPES, J. B.; ALMEIDA, M. M. de. DIGESTIBILIDADE APARENTE DE NUTRIENTES DE RAÇÕES BALANCEADAS COM ALIMENTOS ALTERNATIVOS PARA CUTIAS (Dasyprocta prymnolopha) EM CRESCIMENTO. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 6, n. 3, p. 163–171, 2006. DOI: 10.5216/cab.v6i3.368. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/368. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Produção Animal