EFEITO DA SINCRONIZAÇÃO DO ESTRO COM DUPLA APLICAÇÃO DE D-CLOPROSTENOL ASSOCIADA OU NÃO À eCG SOBRE O DESEMPENHO REPRODUTIVO DE CABRAS ½ BOER/SRD EXPLORADAS NA REGIÃO SEMIÁRIDA DO NORDESTE DO BRASIL

Autores

  • Daniel Maia Nogueira Embrapa Semi-Árido
  • Edilson Soares Lopes Júnior UNIVASF
  • Pedro Humberto Felix de Sousa UNEB – Campus III
  • Geraldo Miranda de Carvalho Júnior Centro de Reprodução de Andorinha

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v10i2.3399

Palavras-chave:

caprino, fêmea, gonadotrofina, tratamento hormonal

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da dupla aplicação de d-cloprostenol associada ou não à gonadotrofina coriônica equina (eCG) sobre o desempenho reprodutivo de cabras ½ Boer/SRD exploradas na região semiárida do Nordeste do Brasil. Utilizaram-se quarenta cabras distribuídas em dois protocolos de sincronização do estro, como a seguir: T1 (n = 20), duas aplicações de 75 µg de d-cloprostenol intervaladas de sete dias; T2 (n = 20), semelhante ao protocolo anterior, diferindo apenas pela adição de 300 UI de eCG na última aplicação de d-cloprostenol. A porcentagem de animais em estro (65% vs. 85%), bem como o intervalo entre o fim do tratamento e o início do estro (22,8 ± 13,4 h vs. 17,2 ± 7,6 h) não diferiram (P>0,05) entre T1 e T2, respectivamente. Todavia, o T2 apresentou maior duração do estro que o T1 (P<0,05), sendo de 47,3 ± 12,3 h e 32,9 ± 11,9 h, respectivamente. Observaram-se  fertilidade e prolificidade, respectivamente, de 61,5% e 1,4 para o T1 e de 41,2% e 1,8 para o T2, não havendo diferença significativa entre os tratamentos. As aplicações de d-closprotenol em duas doses intercaladas de sete dias mostraram-se tecnicamente viáveis na sincronização do estro. Nas condições deste experimento, a adição de 300 UI de eCG não melhorou as taxas de fertilidade nem de prolificidade.

PALAVRAS-CHAVES: Caprino, desempenho produtivo, gonadotrofina, prostaglandina, sincronização do estro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Maia Nogueira, Embrapa Semi-Árido

Médico Veterinário formado na UECE. Mestrado em Produção e Reprodução de Pequenos Ruminantes. Pesquisador da Embrapa Semi-Árido. Petrolina-PE.

 

 

Edilson Soares Lopes Júnior, UNIVASF

Médico Veterinário. Doutor. Professor Adjunto I - UNIVASF – Petrolina – PE.

Pedro Humberto Felix de Sousa, UNEB – Campus III

 Médico Veterinário. Doutor. Professor Adjunto – Faculdade de Agronomia – UNEB – Campus III  –  Juazeiro – BA.

Geraldo Miranda de Carvalho Júnior, Centro de Reprodução de Andorinha

Médico Veterinário do Centro de Reprodução de Andorinha – Andorinha – BA.

Downloads

Publicado

2009-07-03

Como Citar

NOGUEIRA, D. M.; LOPES JÚNIOR, E. S.; SOUSA, P. H. F. de; CARVALHO JÚNIOR, G. M. de. EFEITO DA SINCRONIZAÇÃO DO ESTRO COM DUPLA APLICAÇÃO DE D-CLOPROSTENOL ASSOCIADA OU NÃO À eCG SOBRE O DESEMPENHO REPRODUTIVO DE CABRAS ½ BOER/SRD EXPLORADAS NA REGIÃO SEMIÁRIDA DO NORDESTE DO BRASIL. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 10, n. 2, p. 618–626, 2009. DOI: 10.5216/cab.v10i2.3399. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/3399. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Medicina Veterinária