LESÕES ASSOCIADAS À LAMINITE SUBCLÍNICA E EXAME RADIOGRÁFICO DIGITAL EM VACAS DA RAÇA HOLANDÊS NO PERÍODO TRANSICIONAL

Autores

  • Antonio Amaral Barbosa Universidade Federal de Pelotas - UFPel
  • Charles Martins Ferreira Universidade Federal de Pelotas - UFPel
  • Márcio Nunes Corrêa Universidade Federal de Pelotas -UFPel
  • Elizabeth Schwegler
  • Raquel Fraga e Silva Raimondo
  • Francisco Augusto Burkert Del Pino Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Palavras-chave:

Casco, bovinos, pododermatite asséptica, exames complementares.

Resumo

A laminite subclínica é responsável por grandes prejuízos na pecuária leiteira, sendo o seu diagnóstico de grande relevância para evitar reflexos negativos na produção. Portanto, o objetivo deste trabalho foi relacionar lesões associadas à laminite subclínica no período de transição de vacas da raça Holandês com a ocorrência ou não de sinais radiográficos vinculados a essa enfermidade. As vacas foram avaliadas durante o período de transição e divididas em dois grupos (com e sem sinais de laminite subclínica) de acordo com as lesões associadas a essa enfermidade subclínica. A dinâmica radiológica foi realizada em dois momentos durante o período de transição, com o propósito de determinar possíveis alterações de posicionamento capsular e degeneração óssea da terceira falange (F3). Não foram observados efeitos da presença de lesões associadas à laminite subclínica frente ao posicionamento da terceira falange      à cápsula do casco (p>0,05). Diferenças radiográficas significativas (p<0,05) angulares entre a F3 e      a cápsula do casco foram observadas entre as unhas lateral e medial do mesmo dígito, mas não entre grupos (p>0,05). Assim, neste estudo, vacas leiteiras no período de transição com lesões associadas      à laminite subclínica não apresentaram sinais radiográficos de desalinhamento falangeano ao estojo córneo digital.

Palavras-chave: casco; bovinos; exames complementares; pododermatite asséptica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Amaral Barbosa, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas (2012). Bolsista de mestrado em Zootecnia pelo Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária/ NUPEEC. Tem experiência na área de bovinos equinos e ovinos, com ênfase em Clínica e Reprodução Animal.

Charles Martins Ferreira, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal de Pelotas, RS, Brasil no Departamento de Clínicas Veterinária - Faculdade de Veterinária, UFPel. Ministra disciplina de clínica médica de grandes animais, professor colaborador da disciplina da pós-graduação Terapêutica aplicada à clínica de grandes animais, clínica médica de equinos e desenvolve atividades científicas em morfometria e clínica de equinos e ruminantes.

Márcio Nunes Corrêa, Universidade Federal de Pelotas -UFPel

Atualmente é Professor Associado de Clínica Médica de Grandes Animais, no Departamento de Clínicas Veterinária da Faculdade de Veterinária-UFPel trabalhando com Ruminantes, em especial bovinos leiteiros. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq desenvolvendo atividades direcionadas ao estudo do Metabolismo Animal, com ênfase em Endocrinologia, Interações entre Nutrição e Reprodução, Doenças Metabólicas e Desenvolvimento de Fármacos. Orienta nos Programas de Pós-graduação em Veterinária e Biotecnologia e co-orienta nos Programas de Zootecnia e também Bioquímica e Bioprospecção. Tem atuação como consultor em gestão de processos produtivos, inovação tecnológica e formação de profissionais. Coordena o NUPEEC (Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária), cujas atividades são descritas no site www.ufpel.edu.br/nupeec. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Veterinária (mestrado e doutorado), Diretor de Pós-Graduação e também Diretor de Pesquisa da UFPel, junto a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

Elizabeth Schwegler

Atualmente é Professora de Semiologia e Clínica de Ruminantes na Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana. Integrante do Centro de Tecnologia em Pecuária (CTPec - Unipampa/Uruguaiana) desde 2014, e participante do grupo de pesquisa NUPEEC- UFPEL desde 2003. Tem experiência em Produção e Clínica de Ruminantes.

Raquel Fraga e Silva Raimondo

Professora Adjunto do Departamento de Medicina Animal da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS na área de Medicina de Pequenos Ruminantes. Pesquisador Associado do Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária - NUPEEC Pós-doutorado pelo Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Pelotas UFPel bolsista do Programa Nacional de Pós-doutorado da Capes.

Francisco Augusto Burkert Del Pino, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Atua como professor Permanente e orientador no Programas de Pós-Graduação em zootecnia e co-orientador no Programa de Pós Graduação em Medicina Veterinária e Biotecnologia . também é professor orientador do Programa de Pós Graduação em Bioquímica e Bioprospecção da UFPelTem experiência e pesquisas na área de Zootecnia, com ênfase em Nutrição e Alimentação Animal, e também perfil metabólico e desenvolvimento de fármacos. Na área da odontologia em cultura de células, cárie e bioquímica do flúor, e na fitoquímica sobre o efeito biológico de plantas sobre culturas de células tumorais. Atua também na pesquisa de biopolímeros produzidos por beijerinckia sp, vestibular, fluorose e ensino da química - bioquímica. É membro da coordenação do NUPEEC (Núcleo de pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária), cujas atividades são decritas no site www.ufpel.edu.br/nupeec . Faz parte do NDE do Curso de Farmácia da UFPel. Também é Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2A do CNPq.

Downloads

Publicado

28-10-2016

Como Citar

Barbosa, A. A., Martins Ferreira, C., Nunes Corrêa, M., Schwegler, E., Raimondo, R. F. e S., & Burkert Del Pino, F. A. (2016). LESÕES ASSOCIADAS À LAMINITE SUBCLÍNICA E EXAME RADIOGRÁFICO DIGITAL EM VACAS DA RAÇA HOLANDÊS NO PERÍODO TRANSICIONAL. Ciência Animal Brasileira, 17(4), 557–563. Recuperado de https://www.revistas.ufg.br/vet/article/view/33702

Edição

Seção

Medicina Veterinária