OVOS E LARVAS DE HELMINTOS EM CAIXAS DE AREIA DE CRECHES, ESCOLAS MUNICIPAIS E PRAÇAS PÚBLICAS DE CUIABÁ, MT

Autores

  • Valeria Regia Sousa UFMT
  • Arleana Ferreira Almeida UFMT
  • Amanda Cavalheiro Cândido UFMT
  • Luciano Antunes Barros UFMT

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v11i2.3150

Palavras-chave:

Sanidade Animal

Resumo

As áreas de lazer são de uso frequente na educação infantil. Entretanto, elas podem estar contaminadas por fezes de cães e gatos, predispondo os seus usuários à aquisição de diversas zoonoses. O presente estudo avaliou a ocorrência dos agentes de larva migrans visceral e cutânea em 20 creches, 36 escolas municipais e 10 praças públicas de Cuiabá, Mato Grosso, no período de junho a novembro de 2006. As amostras de areia e solo foram coletadas em cinco pontos distintos da área de estudo, armazenadas em sacos plásticos e enviadas ao HOVET-UFMT, para imediato processamento através das técnicas de Willis-Mollay, Hoffmann, Pons e Janer e Baermann. Das instituições pesquisadas, em duas creches, cinco escolas e uma praça pública encontraram-se larvas filariformes e/ou rabtidiformes da área de recreação. O risco de transmissão de larva migrans visceral nas creches estudadas pode ser considerado pequeno, uma vez que não se observou a presença de ovos de Toxocara spp. nas amostras analisadas. Porém, há o risco de infecção das crianças por larva migrans cutânea nesses locais. Dessa forma, há necessidade de desenvolver novos estudos, para determinar as principais fontes de infecção dessa zoonose às crianças matriculadas nas creches e escolas municipais de Cuiabá.

PALAVRAS-CHAVES: Ancylostoma sp., creches, escolas municipais, praças públicas, Toxocara sp.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valeria Regia Sousa, UFMT

Sou Professora de Clínica Médica de Pequenos Animais do Departamento de Clínica Médica Veterinária da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade Federal de Mato Grosso.

Arleana Ferreira Almeida, UFMT

Mestranda do Curso de Pós-graduação em Ciências Veterinárias - UFMT.

Downloads

Publicado

2010-06-23

Como Citar

SOUSA, V. R.; ALMEIDA, A. F.; CÂNDIDO, A. C.; BARROS, L. A. OVOS E LARVAS DE HELMINTOS EM CAIXAS DE AREIA DE CRECHES, ESCOLAS MUNICIPAIS E PRAÇAS PÚBLICAS DE CUIABÁ, MT. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 11, n. 2, p. 390–395, 2010. DOI: 10.5216/cab.v11i2.3150. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/3150. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Medicina Veterinária