FREQUÊNCIA DE ANTICORPOS ANTI-Neospora caninum EM BEZERRAS E NOVILHAS DE REBANHOS LEITEIROS NA MICRORREGIÃO DE LAVRAS, MG.

Autores

  • Raquel Ribeiro Dias Santos UFLA
  • Antonio Marcos Guimares Ufla
  • Christiane Maria B. M. Rocha UFLA
  • Christian Hirsch UFLA

Palavras-chave:

Sanidade animal, Protozoologia de Parasitos

Resumo

O objetivo deste estudo foi determinar a frequência de anticorpos anti-Neospora caninum e os fatores de risco associados a soropositividade em bovinos de dezoito rebanhos leiteiros da microrregião de Lavras, sul de Minas Gerais. Para isso, coletaram-se 534 amostras de soros de bezerras (maiores de três meses idade) e novilhas até 24 meses de idade, e dividiram-se em dois grupos de acordo com a produção de leite da fazenda: grupo A (<1.000 litros de leite/dia) e grupo B (>1.000 litros de leite/dia). A sorologia foi realizada por meio da reação de imunofluorescência indireta (RIFI) e como ponto de corte o título de 1:200. Realizaram-se as análises descritivas de todas as variáveis deste estudo no programa SPSS 12.0 for Windows. Testou-se a associação entre níveis de positividade para N. caninum nos rebanhos com as variáveis coletadas por meio de questionário, mediante o Teste Exato de Fisher e, para testar a diferença de médias, utilizou-se o Teste T de Student. A frequência nos rebanhos foi de 100% (18/18). A frequência média global de animais infectados por N. caninum foi de 46,25% (247/534) e 43,66% (93/213), para fazendas do grupo A, e de 47,97% (154/321) para o grupo B. Não se registrou diferença significativa (p>0,05) entre os dois grupos, nem entre os fatores de risco e a soropositividade para N. caninum. A infecção por N. caninum está amplamente distribuída entre bezerras e novilhas de rebanhos leiteiros da microrregião de Lavras, sul de Minas Gerais.

PALAVRAS-CHAVES: Anticorpos, Neospora caninum, imunofluorescência indireta, bovinos.

PALAVRAS-CHAVE: anticorpos, Neospora caninum, imunofluorescência indireta, bovinos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

03-04-2009

Como Citar

Santos, R. R. D., Guimares, A. M., Rocha, C. M. B. M., & Hirsch, C. (2009). FREQUÊNCIA DE ANTICORPOS ANTI-Neospora caninum EM BEZERRAS E NOVILHAS DE REBANHOS LEITEIROS NA MICRORREGIÃO DE LAVRAS, MG. Ciência Animal Brasileira, 10(1), 271–280. Recuperado de https://www.revistas.ufg.br/vet/article/view/3032

Edição

Seção

Medicina Veterinária