USO DA TÉCNICA DE HISTOMETRIA PARA GRADUAÇÃO DA LESÃO RENAL DE NEFRITE INTERSTICIAL EM SUÍNOS ABATIDOS EM FRIGORÍFICOS INDUSTRIAIS

Autores

  • Luiz Augusto Batista Brito
  • Cintia Hinsching
  • Eugênio Gonçalves de Araújo
  • Adilson Donizeti Damasceno
  • Rafael Costa Vieira

Palavras-chave:

Sanidade Animal, Patologia Clínica

Resumo

A histometria tem se mostrado uma ferramenta de grande precisão no estabelecimento de medidas confiáveis de estruturas, com aplicações no estudo de alterações pa- tológicas baseadas no grau de lesão tecidual. Este trabalho objetivou estabelecer uma classificação das nefrites intersticiais, mensurando-se as áreas de infiltrado inflamatório pela técnica de histometria para determinação do grau de acometimento do parênquima renal. Foram selecionadas aleatoriamente dez lâminas de 150 rins rejeitados de suínos para o consumo humano. Para a análise histométrica foram utilizadas oito micrografias por lâmina, totalizando oitenta micrografias. A porcentagem de infiltrado foi estabelecida pela relação entre a média das áreas de lesão por zona e a área total do campo. Para efeito de classificação adotou-se a seguinte gradação: insignificante = 0% a 10%; leve = 11% a 40%; moderado = 41% a 70% e intenso = 71% a 100%. Em relação à cortical, verificou-se infiltração inflamatória média de 42,80%, indicando grau de acometimento moderado. Na medular observou-se em média 12,72% de infiltração, determinando grau leve. A pelve apresentou infiltração média de 5,54%, apontando ausência de lesão significativa. A análise estatística dos dados revelou diferenças significativas (p = 0,05) apenas entre a cortical e as demais áreas. Desconsiderando as divisões histológicas, os rins analisados apresentavam grau leve (20,35%) de acometimento pela nefrite intersticial. A técnica de histometria permitiu determinar com maior fidedignidade a área dos infiltrados inflamatórios para o estudo da nefrite intersticial, conferindo maior grau de confiança em relação ao acometimento dos rins avaliados.

PALAVRAS-CHAVE: Histometria, nefrite, rim, suíno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-10-31

Como Citar

BRITO, L. A. B.; HINSCHING, C.; ARAÚJO, E. G. de; DAMASCENO, A. D.; VIEIRA, R. C. USO DA TÉCNICA DE HISTOMETRIA PARA GRADUAÇÃO DA LESÃO RENAL DE NEFRITE INTERSTICIAL EM SUÍNOS ABATIDOS EM FRIGORÍFICOS INDUSTRIAIS. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 6, n. 4, p. 261–265, 2006. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/vet/article/view/26727. Acesso em: 25 maio. 2022.

Edição

Seção

Medicina Veterinária