CARACTERÍSTICAS DA CARCAÇA DE VACAS DE DESCARTE TERMINADAS EM CONFINAMENTO RECEBENDO DIETAS COM OU SEM ADIÇÃO DE MONENSINA

Autores

  • Fernando Kuss Universidade Federal do Pará - UFPA
  • João Restle EV/UFG
  • Fernando Glasenapp de Menezes Universidade Federal Tecnológica do PAraná
  • Dari Celestino Alves Filho Departamento de Zootecnia da UFSM
  • Ivan Luiz Brondani Departamento de Zootecnia da UFSM
  • Miguelangelo Ziegler Arboitte PPZ/UFSM
  • José Luis Moletta Instituto Agronômico do Paraná – IAPAR

Palavras-chave:

Nutrição de ruminantes

Resumo

Foram avaliadas as características da carcaça de vacas de descarte terminadas em confinamento recebendo dietas sem ou com monensina sódica (200 mg/animal/ dia). A dieta continha 12,5% de proteína bruta e 2,99 Mcal de energia digestível/kg de matéria seca, composta de 48% de volumoso (silagem de milho) e 52% de concentrado. Vacas alimentadas com a dieta contendo monensina apresentaram menor peso de carcaça quente (262,3 vs 289,8 kg) e fria (255,4 vs 282,6 kg),  rendimento de carcaça quente (52,5 vs 54,9%) e fria (51,1 vs 53,5%) e espessura de gordura subcutânea (4,5 vs 6,6 mm) em relação às vacas sem monensina na dieta. Observaram-se carcaças de conformação inferior nos animais com monensina, atingindo pontuação de 8,9 (próximo a regular mais) contra 10,1 (classificação acima de boa menos). Nas vacas alimentadas com monensina o valor absoluto do corte serrote  foi 9,9% inferior e a quantidade de gordura absoluta na carcaça apresentou redução de 20,9%. A adição de monensina sódica na dieta reduziu os pesos de carcaça, o rendimento de carcaça, o grau de acabamento, a conformação da carcaça e o peso absoluto do corte serrote de vacas de descarte.

PALAVRAS-CHAVES: Conformação, cortes comerciais, espessura de gordura subcutânea, gordura, peso e rendimento de carcaça.

PALAVRAS-CHAVES: conformação, cortes comerciais, espessura de gordura subcutânea, gordura, peso e rendimento de carcaça

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Kuss, Universidade Federal do Pará - UFPA

Zootecnista, Doutor em Nutrição e Produção Animal, Professor Adjunto da Faculdade de Medicina Veterinária da UFPA. Professor Permanente do Programa de Pós-graduação Ciência Animal (UFPA - UFRA - EMBRAPA)

Downloads

Publicado

02-04-2009

Como Citar

Kuss, F., Restle, J., Menezes, F. G. de, Alves Filho, D. C., Brondani, I. L., Arboitte, M. Z., & Moletta, J. L. (2009). CARACTERÍSTICAS DA CARCAÇA DE VACAS DE DESCARTE TERMINADAS EM CONFINAMENTO RECEBENDO DIETAS COM OU SEM ADIÇÃO DE MONENSINA. Ciência Animal Brasileira, 10(1), 83–90. Recuperado de https://www.revistas.ufg.br/vet/article/view/2477

Edição

Seção

Produção Animal