AVALIAÇÃO IN VITRO DA EFICÁCIA DO CLORFENVINFÓS E DA CIALOTRINA SOBRE O Boophilus microplus, COLHIDOS EM BOVINOS DA BACIA LEITEIRA DA MICRORREGIÃO DE GOIÂNIA–GOIÁS

Autores

  • Maria do Carmo Lima Silva
  • Reinaldo Neves Sobrinho
  • Guido Fontgalland Coelho Linhares

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v1i2.244

Resumo

Para a avaliação da eficácia do clorfenvinfós e da cialotrina no combate ao Boophilus microplus na bacia lei teira de Goiânia (GO), amostras de fêmeas ingurgitadas do carrapato, colhidas de bovinos em 22 propriedades rurais da região, foram analisadas pelo teste de imersão de teleóginas. Os princípios ativos foram avaliados nas concentrações normalmente indicadas pelos fabricantes para uso em bovinos como carrapaticida, ou seja, de 500 ppm para o clorfenvinfós e de 45 ppm para a cialotrina. Como resultado, o tratamento com o clorfenvinfós apresentou eficácia de 100%, determinada através da percentagem de inibição da reprodução das teleóginas, enquanto a cialotrina apresentou eficácia insatisfatória como carrapaticida para uso em programas de controle do carrapato, com uma percentagem de inibição da reprodução no valor de 77,2%. PALAVRAS-CHAVES: Clorfenvinfós, cialotrina, Boophilus microplus, organofosforado, piretróide.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-10-21

Como Citar

SILVA, M. do C. L.; SOBRINHO, R. N.; LINHARES, G. F. C. AVALIAÇÃO IN VITRO DA EFICÁCIA DO CLORFENVINFÓS E DA CIALOTRINA SOBRE O Boophilus microplus, COLHIDOS EM BOVINOS DA BACIA LEITEIRA DA MICRORREGIÃO DE GOIÂNIA–GOIÁS. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 1, n. 2, p. 143–148, 2006. DOI: 10.5216/cab.v1i2.244. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/244. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Medicina Veterinária