PRODUÇÃO DE HIBRIDOMAS SECRETORES DE ANTICORPOS ANTI- Neospora caninum PARA USO EM IMUNODIAGNÓSTICO

  • Bruna Alves Devens Centro Universitário do Espírito Santo-UNESC
  • Marlene Isabel Vargas Viloria Professora Doutora Universidade Federal de Viçosa
  • Carlos Henryque de Souza e Silva Pós doutorando pela Universidade Federal de Ouro Preto
  • Joaquin Hernán Patarroyo Salcedo Professor Doutor Universidade Federal de Viçosa
Palavras-chave: Sanidade Animal

Resumo

O Neospora caninum é um protozoário apicomplexa com maior implicação em abortamentos em muitos países do mundo. As perdas econômicas determinadas pela neosporose incluem além dos abortamentos também o descarte precoce de vacas, os custos de reposição de novos animais no rebanho, a queda na produção leiteira, bem como na produção da gordura no leite. O diagnóstico imunológico envolve a aquisição de kits diagnósticos existentes no mercado os quais apresentam alto custo. Portanto, o objetivo do presente trabalho foi à produção de hibridomas secretores de anticorpos policlonais com afinidade ao Neospora caninum (cepa Nc-1) para utilização em imunodiagnósticos. Para a produção dos anticorpos usou-se o protozoário sonicado, proveniente da cultura em células VERO, que foi purificado por filtração. Esses taquizoítos foram utilizados na imunização dos camundongos BALB/c, usando-se como adjuvante a saponina, o que permitiu a obtenção de anticorpos policlonais capazes de revelar a fluoresceína na reação da imunofluorescência indireta. A fusão das células esplênicas, provenientes dos camundongos imunizados com as células de mieloma SP2/0 resultou na obtenção de 72,4% de hibridomas secretores de anticorpos anti-Nc-1. Esses hibridomas secretaram anticorpos positivos ao N. caninum e negativos ao Toxoplasma gondii.

PALAVRAS-CHAVE: anticorpos monoclonais, diagnóstico imunológico, hibridomas, neosporose.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Alves Devens, Centro Universitário do Espírito Santo-UNESC
Médica Veterinária e mestre em medicina veterinária pela Universidade Federal de Viçosa. Professora Universitária dos cursos de saúde do UNESC. Médica Veterinária da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Município de Colatina.
Publicado
29-06-2014
Como Citar
Devens, B., Vargas Viloria, M., Souza e Silva, C., & Salcedo, J. H. (2014). PRODUÇÃO DE HIBRIDOMAS SECRETORES DE ANTICORPOS ANTI- Neospora caninum PARA USO EM IMUNODIAGNÓSTICO. Ciência Animal Brasileira, 15(2), 228-233. Recuperado de https://www.revistas.ufg.br/vet/article/view/23017
Seção
Medicina Veterinária