AVALIAÇÃO MORFOLÓGICA DE ESPERMATOZÓIDES CAPRINOS DILUÍDOS E CONGELADOS EM MEIO À BASE DE ÁGUA DE COCO EM PÓ (ACP-101) OU TRIS, CORADOS POR EOSINA-NIGROSINA E AZUL DE BROMOFENOL

Autores

  • Rodrigo Vasconcelos de Oliveira Universidade Estadual do Ceará
  • José Ferreira Nunes Universidade Estadual do Ceará
  • Cristiane Clemente de Mello Salgueiro Universidade Estadual do Ceará
  • José Maurício Maciel Cavalcante Universidade Estadual do Ceará
  • Arlindo Alencar de Araripe Moura Universidade Federal do Ceará
  • Airton Alencar de Araujo Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v10i3.2278

Palavras-chave:

caprinos, espermatozóides, água de coco em pó, TRIS, azul de bromofenol

Resumo

Este trabalho teve como objetivos avaliar a morfologia de espermatozoides caprinos frescos e congelados em meios à base de água de coco em pó (ACP-101) e TRIS, bem como comparar a eficiência dos corantes azul de bromofenol (AB) e eosina-nigrosina (EN). Cada ejaculado foi dividido, diluído em ACP-101 e TRIS, congelado e, após trinta dias, descongelado. Analisou-se a morfologia espermática por esfregaços corados por EN e AB. Os parâmetros morfológicos foram: espermatozoides normais (N), alterações de cabeça (AC), de peça intermediária (API), de flagelo (AF), gotas citoplasmáticas proximal (GCP) e distal (GCD) e cabeça destacada (CD). Não se verificou diferença de N entre tratamentos após cinco minutos do teste de termorresistência. Após 120 minutos, a quantificação de N foi influenciada pelo diluente, tendo o TRIS resultados superiores. O período de incubação afetou a morfologia espermática, aumentando as porcentagens de AC. Conclui-se que o meio à base de TRIS promoveu maior proteção quanto às crioinjúrias em espermatozoides caprinos. O corante AB demonstrou ser mais eficiente na avaliação do sêmen caprino fresco e pós-descongelação.

PALAVRAS-CHAVES: Água de coco em pó, azul de bromofenol, caprinos, espermatozoides, TRIS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-09-30

Como Citar

DE OLIVEIRA, R. V.; NUNES, J. F.; SALGUEIRO, C. C. de M.; CAVALCANTE, J. M. M.; MOURA, A. A. de A.; DE ARAUJO, A. A. AVALIAÇÃO MORFOLÓGICA DE ESPERMATOZÓIDES CAPRINOS DILUÍDOS E CONGELADOS EM MEIO À BASE DE ÁGUA DE COCO EM PÓ (ACP-101) OU TRIS, CORADOS POR EOSINA-NIGROSINA E AZUL DE BROMOFENOL. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 10, n. 3, p. 862–869, 2009. DOI: 10.5216/cab.v10i3.2278. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/2278. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Medicina Veterinária