SUBSTITUIÇÃO DA FARINHA DE PEIXE POR FARINHA DE VÍSCERAS DE AVES NA ALIMENTAÇÃO DO PIAVUÇU Leporinus macrocephalus

Autores

  • Volnei Schwertner Curso de Engenharia de Pesca – Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná - campus Toledo)
  • Odair Diemer Centro de Aquicultura da Unesp (Caunesp)
  • Leticia Hayashi Higuchi Centro de Aquicultura da Unesp (Caunesp)
  • Sidnei Klein Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Wilson Rogério Boscolo Curso de Engenharia de Pesca – Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná - campus Toledo)
  • Aldi Feiden Curso de Engenharia de Pesca – Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná - campus Toledo)

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v14i3.18945

Palavras-chave:

Peixe nativo, nutrição, aquicultura.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo avaliar o desempenho produtivo de alevinos de piavuçu, alimentados com diferentes níveis de inclusão de farinha de vísceras de aves na substituição da farinha de peixe. O experimento foi conduzido em uma estufa localizada na Universidade Estadual do Oeste do Paraná durante um período de 45 dias. Foram utilizados 200 alevinos com comprimento inicial médio de 4,7 ± 0,37 cm e peso inicial médio de 1,407 ± 0,03 g, distribuídos em 20 tanques-redes. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com cinco tratamentos e quatro repetições com cinco níveis de substituição de farinha de peixe por farinha de vísceras de aves (0, 25, 50, 75, 100%).  Os parâmetros avaliados foram o desempenho produtivo e a composição química dos animais. A inclusão de farinha de vísceras de aves na substituição da farinha de peixe na alimentação de alevinos de piavuçu pode ser realizada sem comprometer o desempenho zootécnico dos animais.

 

PALAVRAS-CHAVE: aquicultura; nutrição; peixe nativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2013-09-28

Como Citar

SCHWERTNER, V.; DIEMER, O.; HIGUCHI, L. H.; KLEIN, S.; BOSCOLO, W. R.; FEIDEN, A. SUBSTITUIÇÃO DA FARINHA DE PEIXE POR FARINHA DE VÍSCERAS DE AVES NA ALIMENTAÇÃO DO PIAVUÇU Leporinus macrocephalus. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 14, n. 3, p. 318–322, 2013. DOI: 10.5216/cab.v14i3.18945. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/18945. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Produção Animal