SUBSTITUIÇÃO DA FARINHA DE PEIXE POR FARINHA DE VÍSCERAS DE AVES NA ALIMENTAÇÃO DO PIAVUÇU Leporinus macrocephalus

  • Volnei Schwertner Curso de Engenharia de Pesca – Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná - campus Toledo)
  • Odair Diemer Centro de Aquicultura da Unesp (Caunesp)
  • Leticia Hayashi Higuchi Centro de Aquicultura da Unesp (Caunesp)
  • Sidnei Klein Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Wilson Rogério Boscolo Curso de Engenharia de Pesca – Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná - campus Toledo)
  • Aldi Feiden Curso de Engenharia de Pesca – Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná - campus Toledo)
Palavras-chave: Peixe nativo, nutrição, aquicultura.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo avaliar o desempenho produtivo de alevinos de piavuçu, alimentados com diferentes níveis de inclusão de farinha de vísceras de aves na substituição da farinha de peixe. O experimento foi conduzido em uma estufa localizada na Universidade Estadual do Oeste do Paraná durante um período de 45 dias. Foram utilizados 200 alevinos com comprimento inicial médio de 4,7 ± 0,37 cm e peso inicial médio de 1,407 ± 0,03 g, distribuídos em 20 tanques-redes. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com cinco tratamentos e quatro repetições com cinco níveis de substituição de farinha de peixe por farinha de vísceras de aves (0, 25, 50, 75, 100%).  Os parâmetros avaliados foram o desempenho produtivo e a composição química dos animais. A inclusão de farinha de vísceras de aves na substituição da farinha de peixe na alimentação de alevinos de piavuçu pode ser realizada sem comprometer o desempenho zootécnico dos animais.

 

PALAVRAS-CHAVE: aquicultura; nutrição; peixe nativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
28-09-2013
Como Citar
Schwertner, V., Diemer, O., Higuchi, L. H., Klein, S., Boscolo, W. R., & Feiden, A. (2013). SUBSTITUIÇÃO DA FARINHA DE PEIXE POR FARINHA DE VÍSCERAS DE AVES NA ALIMENTAÇÃO DO PIAVUÇU Leporinus macrocephalus. Ciência Animal Brasileira, 14(3), 318-322. Recuperado de https://www.revistas.ufg.br/vet/article/view/18945
Seção
Produção Animal