ANÁLISE MORFOLÓGICA DOS DENTES E SUA RELAÇÃO COM A IDADE DE ABATE DE BÚFALOS

  • Felicianna Clara Fonseca dos Santos Universidade Federal do Paiuí
  • Alana Lislea Sousa Universidade Estadual do Maranhão
  • Antonio Augusto Nascimento Machado Júnior Universidade Federal do Paiuí
  • Francisco Carneiro Lima Universidade Estadual do Maranhão
  • Flávio Ribeiro Alves Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Anatomia, búfalos, dentes, abate

Resumo

Avaliou-se a morfologia dos dentes incisivos de cem bubalinos adultos abatidos em matadouros do município de São Luís, Maranhão, visando relacioná-los com a idade de seu abate. Coletaram-se as arcadas dentárias desses animais, as quais foram levadas para o laboratório de Anatomia do Curso de Medicina Veterinária/UEMA, para análise dos dentes incisivos. Os resultados mostraram que os dentes incisivos apresentavam-se compostos por quatro pares, dispostos em semicírculo, denominados primeiro par (pinças), segundo par (primeiros médios), terceiro par (segundos médios) e quarto par (cantos). Evidenciaram-se duas dentições – decídua e definitiva –, com formas e tamanhos variados, e variáveis níveis de desgaste dentário, além da presença de ranhuras longitudinais na superfície dos dentes decíduos e definitivos, com uma coloração variando de marrom-claro a escuro. Com a análise dentária, distinguiram-se cinco grupos de animais abatidos no Estado do Maranhão, sendo que os grupos de animais menores de 2,5 anos e maiores de 5,5 anos foram os mais freqüentemente observados. Após avaliação morfológica e cronológica dos dentes incisivos de búfalos, conclui-se que os búfalos apresentam uma morfologia dentária semelhante à de outros ruminantes e que, com base na observação dentária, os búfalos abatidos no Estado do Maranhão não seguem padrão zootécnico definido para descarte.

 

PALAVRAS-CHAVES: Abate, anatomia, búfalos, dentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Augusto Nascimento Machado Júnior, Universidade Federal do Paiuí
Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Maranhão (2003), possui Mestrado em Ciência Animal pela Universidade Federal do Piauí (2006). Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal do Piauí, Campus Professora Cinobilina Elvas, Bom Jesus-PI, responsável pela disciplina Anatomia Descritiva Animal do Curso de Medicina Veterinária. É pesquisador/aluno de Pós-graduação (Doutorado em Ciência Animal) da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em morfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Morfologia macro e microscópica, morfologia de animais silvestres e morfofisiologia do sistema reprodutor de ruminantes.
Publicado
09-07-2008
Como Citar
Santos, F. C., Sousa, A., Machado Júnior, A. A., Lima, F., & Alves, F. (2008). ANÁLISE MORFOLÓGICA DOS DENTES E SUA RELAÇÃO COM A IDADE DE ABATE DE BÚFALOS. Ciência Animal Brasileira, 9(2), 506-511. Recuperado de https://www.revistas.ufg.br/vet/article/view/1818
Seção
Medicina Veterinária