DIAGNÓSTICO E DETERMINAÇÃO MICROBIOLÓGICA DA MASTITE EM REBANHOS BOVINOS LEITEIROS NOS TABULEIROS COSTEIROS DE SERGIPE.

Autores

  • Amaury Apolonio de Oliveira EMBRAPA - Tabuleiros Costeiros (CPATC)
  • Cristiano Barros de Melo Universidade de Brasília
  • Hymerson Costa Azevedo EMBRAPA - Tabuleiros Costeiros (CPATC)

Palavras-chave:

Mastite, bovino leiteiro, diagnóstico, Tabuleiros Costeiros.

Resumo

Com objetivo de determinar a ocorrência da mastite e a relação microbiológica entre os testes laboratoriais e auxiliares realizados de campo, foram acompanhados dois rebanhos bovinos leiteiros por dezoito meses e coletadas 893 amostras de leite. Procedeu-se a exames clínicos dos úberes, ao teste da caneca telada e ao Califórnia Mastitis Test (CMT). Isolaram-se Staphylococcus aureus em 196 (21,95%) amostras, Staphylococcus sp. Coagulase Negativa (SCN) em 104 (11,65%), Streptococcus agalactiae, em 67 (7,50%), Streptococcus sp. Esculina Positivos (ESCPOS) em 20 (2,24%), Streptococcus sp. Esculina Negativos (ESCNEG) em 29 (3,25%), leveduras em uma (0,11%) e Corynebacterium sp. em dezesseis (1,68%) amostras. No total, foram isolados 433 microrganismos, sendo que 350 (39,19%) amostras de leite foram negativas e em 110 (12,32%) amostras não foram possíveis o isolamento e a identificação. De todos os microrganismos isolados, os contagiosos apresentaram maior frequência, quando comparados à reação positiva pelo CMT. O exame CMT mostrou-se importante no diagnóstico presuntivo, exigindo, no entanto, uma análise microbiológica periódica do rebanho.

PALAVRAS-CHAVE: Bovino leiteiro, diagnóstico, mastite, Tabuleiros Costeiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amaury Apolonio de Oliveira, EMBRAPA - Tabuleiros Costeiros (CPATC)

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Pernambuco (1972) e mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1976) . É pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Tabuleiros Costeiros, em Sergipe e tem experiência na área de Medicina Veterinária , com ênfase em Medicina Veterinária Preventiva.

Cristiano Barros de Melo, Universidade de Brasília

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1992), Aperfeiçoamento em Medicina Veterinária Preventiva pelo CNPq / Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 1996, Mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998) e Doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Atualmente é Professor adjunto da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília (UnB), Colaborador na Fundação Universidade Federal de Sergipe (UFS), Colaborador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA - Tabuleiros Costeiros - Sergipe e Transferência de Tecnologia e CENARGEN - Brasília), Co- Editor da Revista Brasileira de Reprodução Animal (RBRA) do Colégio Brasileiro de Reprodução Animal (CBRA) - Belo Horizonte - Minas Gerais e Editor Adjunto da Revista Ciência Veterinária nos Trópicos (UFRPE / CRMV-PE, Recife, Pernambuco). Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Medicina Veterinária Preventiva, atuando principalmente com as enfermidades infecciosas e parasitárias dos animais. Atualmente responde pela Coordenação do Programa de Pós Graduação rm Ciências Animais (PPGCA) - Mestrado e Doutorado, na Universidade de Brasília, em Brasília, DF.

Hymerson Costa Azevedo, EMBRAPA - Tabuleiros Costeiros (CPATC)

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mestre em Ciência Veterinária, área de concentração em Clínica da Reprodução pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Doutor em Medicina Veterinária, área de concentração em Reprodução Animal pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) Campus de Botucatu-São Paulo. Atualmente é pesquisador-A da Embrapa Tabuleiros Costeiros, unidade descentralizada da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), docente permanente do curso de Mestrado Acadêmico em Biotecnologia em Recursos Naturais da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e professor convidado do curso de especialização em Reprodução Animal e Biotécnicas Afins da Faculdade Pio X. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Fisiopatologia da Reprodução Animal, Biotecnologia de Sêmen e Embriões, Manejo Reprodutivo e Preservação de Germoplasma de Animais Domésticos especialmente em pequenos ruminantes.

Downloads

Publicado

03-04-2009

Como Citar

de Oliveira, A. A., de Melo, C. B., & Azevedo, H. C. (2009). DIAGNÓSTICO E DETERMINAÇÃO MICROBIOLÓGICA DA MASTITE EM REBANHOS BOVINOS LEITEIROS NOS TABULEIROS COSTEIROS DE SERGIPE. Ciência Animal Brasileira, 10(1), 226–230. Recuperado de https://www.revistas.ufg.br/vet/article/view/1780

Edição

Seção

Medicina Veterinária