LEVANTAMENTO DA OCORRÊNCIA DE ANOMALIAS DA MANDÍBULA EM CAPRINOS E OVINOS, ENCONTRADA EM CINCO MUNICÍPIOS DA MICRORREGIÃO DE IRECÊ (BA)

Autores

  • Viviane Rodrigues Magalhães
  • Adelmo Ferreira de Santana UFBA
  • Andréa Chagas de Oliveira
  • Aparecida Argolo Wicke
  • Mariana Moura Barone

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v9i2.1743

Palavras-chave:

Produção Animal

Resumo

As anomalias ocorridas na mandíbula são de caráter genético, razão por que sua presença no rebanho deve ser evitada, pois elas provocam dificuldades  na apreensão e mastigação dos alimentos, o que pode levar o animal a sérias deficiências alimentares e até à morte. Este trabalho tem como objetivo  verificar a presença ou não de caprinos e ovinos com essa anomalia. Foram avaliados 5.221 animais em cinco municípios da microrregião de Irecê. Verificou-se a presença dessas anomalias em 107 animais (2,05%), sendo 53 (1,02%) casos de retrognatismo e 54 (1,03%) casos de prognatismo. Trata-se de valores que mostram uma baixa ocorrência, apesar de não haver outros trabalhos de levantamentos semelhantes em caprinos e ovinos que permitam realizar uma comparação.

PALAVRAS-CHAVES: Braquignatia, caprino, ovino, anomalia genética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Rodrigues Magalhães

Médica Veterinária formada pela UFBA, aluna da Especialização em Produção de Pequenos Ruminantes - UFBA

Adelmo Ferreira de Santana, UFBA

Professor do Departamento de Produção Animal da EMV – UFBA disciplina caprinovinocultura. Mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Estadual do Ceará (1995)

Andréa Chagas de Oliveira

Médica Veterinária formada pela UFBA, aluna da Especialização em Produção de Pequenos Ruminantes - UFBA

Aparecida Argolo Wicke

Aluna de Medicina Vetrinária da Escola de Medicina Vetrinária da UFBA

Mariana Moura Barone

Aluna de Medicina Vetrinária da Escola de Medicina Vetrinária da UFBA

Downloads

Publicado

2008-07-09

Como Citar

MAGALHÃES, V. R.; DE SANTANA, A. F.; DE OLIVEIRA, A. C.; WICKE, A. A.; BARONE, M. M. LEVANTAMENTO DA OCORRÊNCIA DE ANOMALIAS DA MANDÍBULA EM CAPRINOS E OVINOS, ENCONTRADA EM CINCO MUNICÍPIOS DA MICRORREGIÃO DE IRECÊ (BA). Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 9, n. 2, p. 341–345, 2008. DOI: 10.5216/cab.v9i2.1743. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/1743. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Produção Animal