IDENTIFICAÇÃO DE MAMÍFEROS SILVESTRES DO PANTANAL SUL-MATO-GROSSENSE PORTADORES DE Leptospira spp.

  • Anahi Souto Vieira Programa de Pós-Gradução Ciência Animal UFMS
  • Grácia Maria Soares Rosinha Dra. Pesquisadora Embrapa Gado de Corte
  • Silvio Arruda Vasconcellos Professor Titular da Universidade de São Paulo
  • Zenaide Maria de Moaris Técnica Especializada de Nível Superior da Universidade de São Paulo.
  • Rosielle Campozano Viana Bolsista PIBIC, Embrapa Pantanal
  • Carina Elisei de Oliveira Pesquisadora Embrapa Gado de Corte
  • Cleber Oliveira Soares Dr. Pesquisador Embrapa gado de Corte
  • Flabio Ribeiro de Araújo Dr. Pesquisador Embrapa Gado de Corte
  • Guilherme Miranda Mourão Dr. Pesquisador Embrapa Pantanal
  • Rita de Cassia Bianchi Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Ecologia e Conservação, UFMS
  • Natalie Olifiers Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Ecologia e Conservação, UFMS Department of Fisheries & Wildlife Sciences, University of Missouri, USA.
  • Vitor Rademaker Department of Fisheries & Wildlife Sciences, University of Missouri, USA. Laboratório de Biologia e Parasitologia de Mamíferos Silvestres Reservatórios, Fundação Oswaldo Cruz
  • Fabiana Lopes Rocha Department of Fisheries & Wildlife Sciences, University of Missouri, USA
  • Aiesca Oliveira Pellegrin Dra. Pesquisadora Embrapa Pantanal
Palavras-chave: Sanidade Animal

Resumo

Foi realizado um levantamento da infecção por Leptospira spp. em mamíferos silvestres do Pantanal sul-mato-grossense com o emprego da reação de soroaglutinação microscópica (SAM) e da reação em cadeia da polimerase (PCR). Os sorovares de maior frequência nos animais investigados foram Hardjobovis (28%), Icterohemorhagiae (12%), M-110/2006 (isolado de Cerdocyon thous; 16%), Canicola (L014 isolada de Bos taurus, 4%), Whitcombi (4%), Pomona (20%), Autumnalis (12%) e Copenhageni (M9/99 isolada de Rattus norvegicus, 4%). Das 79 amostras examinadas pela PCR, 21 (26,58%) foram positivas, com a amplificação de um fragmento de aproximadamente 331pb. Dois fragmentos amplificados obtidos de amostras de C. thous foram clonados, sequenciados e identificados como L. interrogans por análise filogenética.

PALAVRAS-CHAVE: leptospirose; mamíferos silvestres; Pantanal; PCR; sorologia,

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anahi Souto Vieira, Programa de Pós-Gradução Ciência Animal UFMS
Formada em medicina veterinaria em 2003 pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Mestrado concluido em 2009 pelo Programa de Pós-Graduação Ciência Animal UFMS e atualmente funcionaria concursada da UFMS, atuo como boterista.
Grácia Maria Soares Rosinha, Dra. Pesquisadora Embrapa Gado de Corte
Possui doutorado em Bioquímica e Imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002 ) e pós-doutorado realizado na área de Bioquímica e Biologia Molecular na mesma Universidade. Atualmente é Pesquisador A do Centro Nacional de Pesquisa de Gado de Corte. Faz parte do quadro de professores do Curso de Mestrado e outorado em Ciência Animal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Biologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de vacinas geneticamente modificadas e vacinas de DNA contra brucelose (Brucella abortus), linfadenite caseosa (Corynebacterium pseudotuberculosis), diagnóstico utilizando PCR em tempo real para brucelose. Orientadora do Curso de Mestrado e Doutorado em Ciência Animal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atualmente é bolsista de Desenvolvimento Tecnológico do CNPq.
Silvio Arruda Vasconcellos, Professor Titular da Universidade de São Paulo
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade de São Paulo (1973) e doutorado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade de São Paulo (1978). Atualmente é conselheiro efetivo do Conselho Regional de Medicina Veterinária SP e professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Medicina Veterinária Preventiva, zoonoses e saúde pública veterinária, atuando principalmente nos temas: leptospirose, etiopatogenia, diagnóstico, epidemiologia e profilaxia em animais selvagens, domésticos de produção/companhia e sinantrópicos..
Zenaide Maria de Moaris, Técnica Especializada de Nível Superior da Universidade de São Paulo.
possui graduação em Ciências pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Prof Carlos Pasquale (1981) e graduação em Biologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Prof Carlos Pasquale (1982) . Atualmente é Técnica Especializada de Nível Superior da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Imunologia , com ênfase em Imunologia Aplicada
Rosielle Campozano Viana, Bolsista PIBIC, Embrapa Pantanal
Bióloga formada na UFMS-Universidade Federal de Mato Grosso do Sul de Corumbá-MS, na Embrapa Pantanal, Nascida em Corumbá-MS.
Carina Elisei de Oliveira, Pesquisadora Embrapa Gado de Corte
Possui graduação em Ciências Biológica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1999), mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2005). Tem experiência na área de Parasitologia, Biologia Molecular e doenças infecciosas, atuando principalmente nos seguintes temas: Malária aviária Plasmodium (Novyella) juxtanucleare Gallus gallus, hematozoários, zoonose praça publicas, anti malárico histopatologia mollugo verticilata e criopreservação Plasmodium juxtanucleare, diagnóstico molecular PCR, clonagem e expressão de proteínas, doenças infecciosas Bruceloses e Tuberculose
Cleber Oliveira Soares, Dr. Pesquisador Embrapa gado de Corte
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro-UFRRJ (1996), mestrado em Parasitologia Veterinária pela UFRRJ (1998) e doutorado em Ciências Veterinárias pela UFRRJ (2002). Pesquisador A da Embrapa, foi Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento do Centro Nacional de Pesquisa de Gado de Corte de 2005 a 2010, foi membro titular do comitê assessor externo do Centro de Pesquisa Agropecuária do Pantanal; é membro do Comitê Assessor Externo do Centro Nacional de Pesquisa de Gado de Leite; membro da diretoria do Colegio Brasileiro de Patologia Animal; membro de comitês científicos e técnicos no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Ministério da Ciência e Tecnologia; Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Fundação de Amparo a Pesquisa dos Estados de MS e de MT; CAPES, Colégio Brasileiro Argentino de Biotecnologia, Embrapa, INIA-Uruguai, INIA-Venezuela, BIOTECH-SUR, dentre outros. É consultor Ad-hoc de revistas científicas nacionais e internacionais, editoras, fundações de amparo a pesquisa nacionais e internacionais, MAPA, MCT, MDIC, BNDES, CAPES, FINEP, CBAB, ICGEB, Embrapa e outras agências e autarquias. É pesquisador do Centro Nacional de Pesquisa de Gado de Corte. Atua como professor colaborador em programas de pós-graduação na UFMS, UFRRJ, UCDB, UFRPE, UNESP, e outras universidades, com disciplinas na UFMS. Tem experiência nas áreas de parasitologia, protozoologia, biotecnologia, imunologia e genômica aplicada à saúde animal e, tem atuado nos últimos 8 anos em gestão de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação e, Ciência e Tecnologia para agronegócio. É Chefe-Geral do Centro Nacional de Pesquisa de Gado de Corte.
Flabio Ribeiro de Araújo, Dr. Pesquisador Embrapa Gado de Corte
Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (1993), Mestrado em Imunologia pela UFBA (1995) e Doutorado em Imunologia pela UFBA (2005). Atualmente é pesquisador da Emprapa Gado de Corte e professor do curso de Mestrado em Ciência Animal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência nas áreas de Imunologia e Biologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermidades de bovinos, anaplasmose, babesiose e tuberculose.
Guilherme Miranda Mourão, Dr. Pesquisador Embrapa Pantanal

Guilherme de Miranda Mourão concluiu o doutorado em Biologia (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia em 1996. Atualmente é Pesquisador "A" da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Professor e orientador (Instituição Parceira) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Publicou mais de 100 trabalhos entre artigos em periódicos especializados ,capítulos de livros científicos e anais de eventos. Possui 5 livros publicados. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da Universidade Federal de mato Grosso do Sul, onde orienta alunos de mestrado e doutorado. Atua na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia, Conservação e Manejo de Vertebrados Neotropicais. Em suas atividades profissionais interagiu com mais de 170 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.

Rita de Cassia Bianchi, Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Ecologia e Conservação, UFMS
possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (1998), mestrado em Biologia Animal pela Universidade Federal do Espírito Santo (2001) e doutorado em Ecologia e Conservação pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Atua atua principalmente nos seguintes temas: dieta, felidae, carnivora, ecologia de carnívoros e mamíferos.
Natalie Olifiers, Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Ecologia e Conservação, UFMS Department of Fisheries & Wildlife Sciences, University of Missouri, USA.
possui graduação em Bacharelado Em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e mestrado em Ecologia (Conservação e Manejo da Vida Silvestre) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Atualmente é Pesquisador/professor da University of Plymouth, Inglaterra. Tem experiência na área de Ecologia e Parasitologia, atuando principalmente nos seguintes temas: pequenos mamíferos, fragmentação, carnivoros, ecologia e conservação, saúde, parasitologia.
Vitor Rademaker, Department of Fisheries & Wildlife Sciences, University of Missouri, USA. Laboratório de Biologia e Parasitologia de Mamíferos Silvestres Reservatórios, Fundação Oswaldo Cruz
Biólogo com ênfase em Ecologia pela UFRJ (1998), Doutor em Biologia Parasitária com ênfase em Ecologia e Epidemiologia pela Fundação Oswaldo Cruz (2010), tendo parte de seu doutoramento sido realizado na Penn State University, e Mestre em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre pela UFMG (2001). Revisor de periódicos científicos. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia Aplicada, Ecologia de Populações, Ecologia de Doenças, Estudos de Impacto e Monitoramento Ambiental. Atuando principalmente na área de Fauna e Epidemiologia.
Fabiana Lopes Rocha, Department of Fisheries & Wildlife Sciences, University of Missouri, USA
Possui graduação em Medicina Veterinária (2002) e mestrado em Ecologia e Conservação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2006). Atualmente é estudante de doutorado no Laboratório de Biologia de Tripanosomatídeos do Instituto Oswaldo Cruz - FIOCRUZ e pesquisadora colaboradora do Instituto Brasileiro para Medicina da Conservação - TRÍADE e Laboratório de Vida Selvagem da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA PANTANAL. Tem experiência na área de Ecologia e Parasitologia atuando principalmente nos seguintes temas: medicina da conservação, carnívoros selvagens, reservatórios silvestres, ecologia dos ciclos de transmissão de tripanosomatídeos de mamíferos na natureza, captura de animais selvagens em vida livre, telemetria, área de vida, seleção de habitat e promoção da saúde.
Aiesca Oliveira Pellegrin, Dra. Pesquisadora Embrapa Pantanal
Possui graduação em Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas (1981), mestrado em Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas (1984) e doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Atualmente é pesquisador A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, na Embrapa Pantanal e professor no Mestrado em Ciência Animal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, atuando principalmente nos seguintes temas: doenças da reprodução, doenças infecciosas de animais domésticos e silvestres e epidemiologia.
Publicado
29-09-2013
Como Citar
Souto Vieira, A., Rosinha, G. M. S., Vasconcellos, S. A., Moaris, Z. M. de, Viana, R. C., Oliveira, C. E. de, Soares, C. O., Araújo, F. R. de, Mourão, G. M., Bianchi, R. de C., Olifiers, N., Rademaker, V., Rocha, F. L., & Pellegrin, A. O. (2013). IDENTIFICAÇÃO DE MAMÍFEROS SILVESTRES DO PANTANAL SUL-MATO-GROSSENSE PORTADORES DE Leptospira spp. Ciência Animal Brasileira, 14(3), 373-380. Recuperado de https://www.revistas.ufg.br/vet/article/view/17147
Seção
Medicina Veterinária