EFEITO DE DIFERENTES FONTES E CONCENTRAÇÕES DE ZINCO NA MISTURA MINERAL SOBRE DESEMPENHO E CARACTERÍSTICAS SEMINAIS DE TOUROS JOVENS CRIADOS EM CAMPO

Autores

  • Alexandra Rocha de Oliveira UFMS
  • Maria da Graça Morais UFMS
  • Sheila da Silva Moraes CNPGC/EMBRAPA
  • Carlos Eurico Fernandes UCDB
  • Luis Carlos Vinhas Ítavo UCDB
  • Urbano Gomes Pinto de Abreu EMBRAPA PANTANAL

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v8i3.1687

Palavras-chave:

Minerais, Semen de touros

Resumo

Dezesseis tourinhos Nelore de aproximadamente 26 meses de idade mantidos em pasto foram submetidos a qua-tro diferentes suplementações de zinco na mistura mineral: Zn–0 (sem zinco); Zn 30FO (30 mg de Zn orgânico/Kg); Zn 30FI (30 mg de Zn inorgânico/Kg) e Zn 60FI (60 mg de Zn inorgânico/Kg). Mediu-se o consumo da mistura mineral e verificou-se que os animais do Zn–0 consumiram mais do que os animais dos demais tratamentos, diferindo estatis-ticamente (P<0,05) de Zn-30FO, Zn-30FI e Zn-60FI e que os animais do Zn-60FI consumiram menos. Procedeu-se à pesagem dos animais, coletaram-se sangue e realizaram-se análises andrológicas completas. Não foi verificada dife-rença estatística (P>0,05) entre tratamentos para ganho de peso. Tourinhos do Zn–0 apresentaram espermatozóides com menor motilidade e vigor, e mais chances de ter esper-matozóides com defeitos de cabeça, peça intermediária e gota citoplasmática proximal. Animais suplementados com 60 mg de Zn inorgânico/Kg apresentaram maiores chances de não ter defeitos de cabeça, peça intermediária e gota citoplasmática proximal nos espermatozóides. As diferentes fontes e concentrações de zinco na mistura mineral de touros jovens não afetaram o desempenho ponderal nas condições experimentais, mas as características seminais, sim.

PALAVRAS-CHAVES: Crescimento, espermatozóides, zinco inorgânico, zinco orgânico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-09-12

Como Citar

OLIVEIRA, A. R. de; MORAIS, M. da G.; MORAES, S. da S.; FERNANDES, C. E.; ÍTAVO, L. C. V.; ABREU, U. G. P. de. EFEITO DE DIFERENTES FONTES E CONCENTRAÇÕES DE ZINCO NA MISTURA MINERAL SOBRE DESEMPENHO E CARACTERÍSTICAS SEMINAIS DE TOUROS JOVENS CRIADOS EM CAMPO. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 8, n. 3, p. 465–478, 2007. DOI: 10.5216/cab.v8i3.1687. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/1687. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Produção Animal