OVÁRIO-HISTERECTOMIA VIDEOASSISTIDA EM UMA CADELA COM HEMATOMETRA

Autores

  • Anelise Bonilla Trindade UFRGS
  • Maurício Veloso Brun UPF
  • Paula Cristina Basso UFSM
  • Natasha Frezza Oliveira
  • Bianca Bertoletti UPF
  • Carlos Eduardo Bortolini UFRGS
  • Emerson Antônio Contesini UFRGS

Palavras-chave:

Patologia clínica

Resumo

A piometrite canina é uma enfermidade da cadela adulta, caracterizada por inflamação do útero com acúmulo de exsudatos. A hematometra é uma consequência da piometrite, porém caracteriza-se por diapese de eritrócitos para a luz uterina, modificando a coloração da secreção.   A terapia deve ser imediata e agressiva. Ovário-histerectomia é o tratamento de escolha para animais gravemente acometidos. O presente trabalho descreve a ovário-histerectomia videoassistida no tratamento de hematometra em uma cadela da raça Akita, com seis anos de idade e 34 kg de massa corporal. Utilizou-se o acesso com três portais, os quais permitiram a ligadura dos vasos ovarianos e a secção do mesométrio. Já  o útero e os vasos uterinos foram manipulados por meio de miniceliotomia pré-púbica. Não se constataram complicações transoperatórias ou recidiva da doença, o que demonstra a eficácia do procedimento em cães, pois a evolução pós-operatória sete meses após o procedimento respalda a conduta cirúrgica adotada.

PALAVRAS-CHAVES: Cadelas, cirurgia, laparoscopia, piometrite, tratamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anelise Bonilla Trindade, UFRGS

Médica Veterinária, Mestranda, Programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias, área de concentração em Cirurgia Veterinária. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Maurício Veloso Brun, UPF

Médico Veterinário, Doutor, Professor na Universidade de Passo Fundo (UPF).

Paula Cristina Basso, UFSM

Médica Veterinária, Mestranda, Programa de Pós-graduação em Medicina Veterinária, área de concentração em CirurgiaVeterinária. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Natasha Frezza Oliveira

Médica Veterinária, Autônoma.

Bianca Bertoletti, UPF

Médica Veterinária, Residente em Clínica Médica de Pequenos Animais na UPF.

Carlos Eduardo Bortolini, UFRGS

Médico Veterinário, Mestrando, Programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias, área de concentração em Framacologia Veterinária. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Emerson Antônio Contesini, UFRGS

Médico Veterinário, Doutor, Professor na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Downloads

Publicado

01-04-2010

Como Citar

Trindade, A. B., Brun, M. V., Basso, P. C., Oliveira, N. F., Bertoletti, B., Bortolini, C. E., & Contesini, E. A. (2010). OVÁRIO-HISTERECTOMIA VIDEOASSISTIDA EM UMA CADELA COM HEMATOMETRA. Ciência Animal Brasileira, 11(1), 228–233. Recuperado de https://www.revistas.ufg.br/vet/article/view/1452

Edição

Seção

Relato de caso