PREVALÊNCIA DE ENDOPARASITAS EM AMOSTRAS FECAIS DE AVES SILVESTRES E EXÓTICAS EXAMINADAS NO LABORATÓRIO DE ORNITOPATOLOGIA E NO LABORATÓRIO DE ENFERMIDADES PARASITÁRIAS DA FMVZ-UNESP/BOTUCATU-SP

Autores

  • Guilherme Augusto Marietto-Gonçalves FMVZ-UNESP
  • Thiago Fernandes Martins FMVZ-USP
  • Edna Tereza de Lima FMVZ-UNESP
  • Raimundo de Souza Lopes FMVZ-UNESP
  • Raphael Lucio Andreatti Filho FMVZ-UNESP

Palavras-chave:

Sanidade Animal, Aves

Resumo

Dos vários problemas sanitários que afetam as aves, as enfermidades parasitárias estão entre as mais frequentes. Analisou-se no presente trabalho a prevalência de endoparasitas das 207 amostras fecais de aves silvestres e exóticas atendidas no Laboratório de Ornitopatologia e no Laboratório de Enfermidades Parasitárias do Hospital Veterinário da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Estadual Paulista (FMVZ-UNESP), campus de Botucatu, SP. As amostras foram inicialmente analisadas através do exame direto a fresco e, após a constatação da presença de ovos, cistos ou oocistos nas fezes, as mesmas amostras foram submetidas à Técnica de Faust e ao Método de Willis.  No estudo encontraram-se ovos de três gêneros de nematoídes e cistos de quatro gêneros de protozoários em cinco de doze ordens aviárias, sendo Passeriformes a que apresentou o maior número de indivíduos parasitados.

PALAVRAS-CHAVES: Aves, ornitopatologia, parasitologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Augusto Marietto-Gonçalves, FMVZ-UNESP

Médico Veterinário e Biólogo, graduado pelo Centro Universitário Monte Serrat (Santos-SP) Residência Médico Veterinária em Ornitopatologia na FMVZ-UNESP (Botucatu-SP) Mestrando em Ornitopatologia pelo Departamento de Clínica Veterinária da FMVZ-UNESP (Botucatu-SP).

Thiago Fernandes Martins, FMVZ-USP

Médico Veterinário, graduado pela Universidade Paulista (São Paulo-SP) Residência Médico Veterinária em Enfermidades Parasitárias na FMVZ-UNESP (Botucatu-SP) Mestrando em Parasitologia pelo Departamento de Medicina Preventiva e Saúde Animal, FMVZ-USP (São Paulo-SP)

Edna Tereza de Lima, FMVZ-UNESP

Médica Veterinária, graduada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (Recife-PE) Residência Médico Veterinária em Ornitopatologia na FMVZ-UNESP (Botucatu-SP) Mestrado em Ornitopatologia pelo Ornitopatologia pelo Departamento de Clínica Veterinária da FMVZ-UNESP (Botucatu-SP) Doutoranda em Ornitopatologia Ornitopatologia pelo Departamento de Clínica Veterinária da FMVZ-UNESP (Botucatu-SP).

Raimundo de Souza Lopes, FMVZ-UNESP

Médico Veterinário, graduado pela Universidade Federal do Matogrosso do Sul (Cuibá-MS) Mestrado em Patologia Clínica pelo Departamento de Clínica Veterinária da FMVZ-UNESP (Botucatu-SP) Doutorado em Patologia Clínica pelo Departamento de Clínica Veterinária da FMVZ-UNESP (Botucatu-SP) pós-Doutorado em Patologia Clínica pela University of Illinois (EUA) Livre Docente em Patologia Clínica pelo Departamento de Clínica Veterinária da FMVZ-UNESP (Botucatu-SP)

Raphael Lucio Andreatti Filho, FMVZ-UNESP

Médico Veterinário, graduado pela Universidade Estadual de Londrina (Londrina-PR) Mestrado em Patologia pelo Departamento de Patologia da FMVZ-USP (São Paulo-SP) Doutorado em Microbiologia pelo Departamento de Microbiologia do ICB-USP (São Paulo-SP) Pós-Doutorado em Microbiologia Aplicada pela University Of Arkansas (EUA)

Downloads

Publicado

03-04-2009

Como Citar

Marietto-Gonçalves, G. A., Martins, T. F., de Lima, E. T., Lopes, R. de S., & Andreatti Filho, R. L. (2009). PREVALÊNCIA DE ENDOPARASITAS EM AMOSTRAS FECAIS DE AVES SILVESTRES E EXÓTICAS EXAMINADAS NO LABORATÓRIO DE ORNITOPATOLOGIA E NO LABORATÓRIO DE ENFERMIDADES PARASITÁRIAS DA FMVZ-UNESP/BOTUCATU-SP. Ciência Animal Brasileira, 10(1), 349–354. Recuperado de https://www.revistas.ufg.br/vet/article/view/1300

Edição

Seção

Nota Científica