ESTUDO DE CARACTERÍSTICAS DE CRESCIMENTO E DE CARCAÇA MEDIDAS POR ULTRA-SONOGRAFIA EM NOVILHAS DE DOIS GRUPOS GENÉTICOS

  • Marcos Jun Iti Yokoo Universidade Estadual Paulista, Jaboticabal, SP (UNESP-FCAV)
  • Alex Arcelin Ortelan Universidade Estadual Paulista, Jaboticabal, SP (UNESP-FCAV)
  • José Lindenberg Rocha Sarmento Universidade Federal do Piauí
  • Lucia Galvão Albuquerque Universidade Estadual Paulista, Jaboticabal, SP (UNESP-FCAV)
  • Kleber Tomás Resende Universidade Estadual Paulista, Jaboticabal, SP (UNESP-FCAV)
  • Ricardo Andrade Reis Universidade Estadual Paulista, Jaboticabal, SP (UNESP-FCAV)
  • Isabelle Auxiliadora Molina de Almeida Teixeira Universidade Estadual Paulista, Jaboticabal, SP (UNESP-FCAV)
  • Guilherme J. M. Rosa University of Wisconsin, Madison
Palavras-chave: Área de olho de lombo, espessura de gordura, características morfológicas, cruzamentos, medidas corporais

Resumo

O objetivo desse trabalho foi estudar o efeito de grupo genético sobre as características peso (PS), altura do posterior (ALT), perímetro torácico (PT), área de olho de lombo (AOL), espessura de gordura subcutânea na costela (EG), espessura de gordura subcutânea na garupa (EGP8) e índice de musculosidade (IM=100×AOL/PS), além da relação entre essas características por meio de análises de correlação e regressão. Obtiveram-se as medidas em 120 novilhas com quatorze meses de idade e provenientes de dois grupos genéticos: sessenta animais Braunvieh × (Santa Gertrudes × Nelore) e sessenta animais Santa Gertrudes × Nelore. O efeito de grupo genético afetou significativamente as características PS, PT e AOL. As estimativas de correlação fenotípica entre PS e ALT e entre PS e PT foram de 0,49 e 0,79, respectivamente. As correlações entre as características de carcaça medidas por ultra-som e PS, PT e ALT apresentaram magnitudes de moderadas a baixas, e aquelas entre a AOL e as medidas de gordura ficaram próximas de zero. Todas as correlações envolvendo o IM apresentaram-se negativas e próximas de zero, com exceção da correlação entre IM e AOL, que foi, como esperado, positiva e alta. Dessa forma, os resultados do presente trabalho indicam que o grupo genético com maior proporção de genes de uma raça continental apresentou maior AOL, PS e PT do que o grupo genético contendo apenas genes de raças britânicas e zebuínas, sendo que as características de crescimento não são bons indicadores quantitativos da AOL e/ou da espessura de gordura subcutânea na carcaça, pelo menos em termos fenotípicos.

PALAVRAS-CHAVES: Área de olho de lombo, características morfológicas, cruzamentos, espessura de gordura, medidas corporais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Jun Iti Yokoo, Universidade Estadual Paulista, Jaboticabal, SP (UNESP-FCAV)

Departamento de Zootecnia da FCAV/UNESP e Department of Dairy Science da University of Wisconsin, Madison. Área: Genética e Melhoramento Animal. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Alex Arcelin Ortelan, Universidade Estadual Paulista, Jaboticabal, SP (UNESP-FCAV)

Departamento de Zootecnia Área: Genética e Melhoramento Animal. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq-Brasil).

José Lindenberg Rocha Sarmento, Universidade Federal do Piauí

Campus de Bom Jesus. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq-Brasil).

Lucia Galvão Albuquerque, Universidade Estadual Paulista, Jaboticabal, SP (UNESP-FCAV)

Departamento de Zootecnia Área: Genética e Melhoramento Animal. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq-Brasil).

Kleber Tomás Resende, Universidade Estadual Paulista, Jaboticabal, SP (UNESP-FCAV)

Departamento de Zootecnia Área: Produção Animal. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq-Brasil).

Ricardo Andrade Reis, Universidade Estadual Paulista, Jaboticabal, SP (UNESP-FCAV)

Departamento de Zootecnia Área: Produção Animal. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq-Brasil).

Isabelle Auxiliadora Molina de Almeida Teixeira, Universidade Estadual Paulista, Jaboticabal, SP (UNESP-FCAV)

Departamento de Zootecnia Área: Produção Animal. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)

Guilherme J. M. Rosa, University of Wisconsin, Madison

Department of Dairy Science. Área: Genetic and Animal Breeding

Publicado
21-12-2008
Como Citar
Yokoo, M., Ortelan, A., Sarmento, J., Albuquerque, L., Resende, K., Reis, R., Teixeira, I., & Rosa, G. (2008). ESTUDO DE CARACTERÍSTICAS DE CRESCIMENTO E DE CARCAÇA MEDIDAS POR ULTRA-SONOGRAFIA EM NOVILHAS DE DOIS GRUPOS GENÉTICOS. Ciência Animal Brasileira, 9(4), 948-957. Recuperado de https://www.revistas.ufg.br/vet/article/view/1297
Seção
Produção Animal