OBTENÇÃO, CARACTERIZAÇÃO E APLICAÇÃO CIRÚRGICA DE MATRIZES DE COLÁGENO NA PAREDE ABDOMINAL DE EQUÍNOS

Autores

  • Valcinir Aloisio Scalla Vulcani FCAV - UNESP - Jaboticabal
  • Delphim da Graça Macoris FCAV - UNESP - Jaboticabl
  • Ana Maria de Guzzi Plepis IQSC - USP - São Carlos
  • Virgínia da Conceição Amaro Martins IQSC - USP - São carlos
  • Mauro Henrique Lapena UFSCar - São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v9i3.1271

Resumo

Nas últimas décadas têm surgido diferentes tipos de materiais, tanto naturais quanto sintéticos, para a reparação cirúrgica abdominal. Este trabalho teve como objetivo principal a obtenção de biomembranas a partir de centros tendinosos diafragmáticos submetidos a soluções alcalinas por diferentes períodos de tempo para posterior caracterização físico-química e utilização cirúrgica em eqüinos. Pretendeu-se analisar as alterações macro e microscópicas proporcionadas pelo tratamento em função da variável tempo, para a determinação do mais viável para utilização como implante. Em segunda instância foram implantadas amostras obtidas por 72 horas de tratamento alcalino e liofilizadas, amostras submetidas em glicerina 98% e amostras apenas liofilizadas para controle. A retirada das amostras em uma, nove e dezoito semanas permitiram avaliar a diferença de integração na interface biomaterial/tecido, sendo que as amostras do meio alcalino demonstram menor dificuldade de dissecação em relação às amostras mantidas em glicerina e ao grupo-controle.

PALAVRAS-CHAVE: Reparação; Biomateriais, Colágeno; Parede abdominal; Eqüinos.

.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valcinir Aloisio Scalla Vulcani, FCAV - UNESP - Jaboticabal

Médico Veterinário, Mestre em Bioengneharia (USP - Interunidades), Doutorando do Departamento de Clinica e Cirurgia Veterinária - FCAV - UNESP de Jaboticabal

Delphim da Graça Macoris, FCAV - UNESP - Jaboticabl

Professor Doutor do Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinária – FCAV – UNESP, Campus Jaboticabal

Ana Maria de Guzzi Plepis, IQSC - USP - São Carlos

Professora Doutora – Departamento de Química e Física Molecular – Grupo de Bioquímica e Biomateriais – Instituto de Química de São Carlos, USP, Campus São Carlos

Virgínia da Conceição Amaro Martins, IQSC - USP - São carlos

Departamento de Química e Física Molecular – Grupo de Bioquímica e Biomateriais – Instituto de Química de São Carlos, USP, Campus São Carlos.

Mauro Henrique Lapena, UFSCar - São Carlos

Programa de Pós-graduação em Engenharia de Materiais, nível Mestrado – UFSCar – Campus São Carlos.

Downloads

Publicado

2008-10-15

Como Citar

SCALLA VULCANI, V. A.; MACORIS, D. da G.; DE GUZZI PLEPIS, A. M.; AMARO MARTINS, V. da C.; LAPENA, M. H. OBTENÇÃO, CARACTERIZAÇÃO E APLICAÇÃO CIRÚRGICA DE MATRIZES DE COLÁGENO NA PAREDE ABDOMINAL DE EQUÍNOS. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 9, n. 3, p. 778–785, 2008. DOI: 10.5216/cab.v9i3.1271. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/1271. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Medicina Veterinária