CARACTERÍSTICAS DE CARCAÇA DE FRANGOS TIPO CAIPIRA ALIMENTADOS COM DIETAS CONTENDO FARINHA DE RAÍZES DE MANDIOCA

Autores

  • Claudio Cabral Campello UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
  • Maria do Socorro Vieira dos Santos Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
  • Antonio Gilson dos Anjos Leite Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Benedito Neilson Rolim Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • William Maciel Cardoso Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Francisco Militão Souza Universidade Estadual do Ceará (UECE)

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v10i4.1230

Palavras-chave:

Produção de Aves

Resumo

O experimento objetivou avaliar o rendimento de carcaça, cortes comerciais e vísceras comestíveis de frangos tipo caipira alimentados com rações contendo farinha de raízes de mandioca (FRM) como fonte energética alternativa ao milho. Para tanto, dividiram-se, aleatoriamente, trezentos e vinte pintos, metade de cada sexo, em quatro tratamentos representados por rações isonutritivas com diferentes níveis de substituição de milho por FRM (0%, 18%, 36% e 53%). O delineamento experimental foi inteiramente casualizado em arranjo fatorial 4x2 (quatro níveis de inclusão de FRM e dois sexos), com quatro repetições por tratamento e vinte aves por unidade experimental. Aos 84 dias, as aves foram pesadas e abatidas após jejum de seis horas e, em seguida, sangradas, depenadas e evisceradas para avaliação do rendimento de carcaça, cortes e órgãos. Os resultados obtidos revelaram que a substituição de milho por FRM reduziu significativamente o peso ao abate, mas não afetou o rendimento de carcaça, cortes comerciais ou vísceras comestíveis e promoveu redução no acúmulo de gordura abdominal, podendo ser uma alternativa satisfatória quando a redução no custo da ração compensar a diminuição no peso final das aves.
PALAVRAS-CHAVES: Alimentos alternativos, avicultura, mandioca, rendimento de carcaça. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudio Cabral Campello, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Unidade Acadêmica: Faculdade de Veterinária Linhas de pesquisa: 1. Fontes alternativas de proteína e energia para alimentação animal 2. Repostas biológicas à ingestão de alimentos contendo fatores antinutricionais

Downloads

Publicado

2009-12-17

Como Citar

CAMPELLO, C. C.; DOS SANTOS, M. do S. V.; LEITE, A. G. dos A.; ROLIM, B. N.; CARDOSO, W. M.; SOUZA, F. M. CARACTERÍSTICAS DE CARCAÇA DE FRANGOS TIPO CAIPIRA ALIMENTADOS COM DIETAS CONTENDO FARINHA DE RAÍZES DE MANDIOCA. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 10, n. 4, p. 1021–1028, 2009. DOI: 10.5216/cab.v10i4.1230. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/1230. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Produção Animal