EFEITO DA UTILIZAÇÃO DE TRÊS INTERVALOS DE OBSERVAÇÕES SOBRE A PRECISÃO DOS RESULTADOS OBTIDOS NO ESTUDO DO COMPORTAMENTO INGESTIVO DE VACAS LEITEIRAS EM PASTEJO

Autores

  • Robério Rodrigues Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Ivanor Nunes do Prado Universidade Federal de Viçosa
  • Gleidson Giordano Pinto de Carvalho Universidade Federal de Viçosa
  • Hermogenes Almeida de Santana Junior Graduandos em Zootecnia – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – aluno de iniciação científica
  • Fabiano Ferreira da Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – pesquisador do CNPq
  • Daniel Lucas Santos Dias Universidade Estadual de Maringá – pesquisador do CNPq

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v9i2.1205

Palavras-chave:

Produção Animal

Resumo

Avaliaram-se três escalas de intervalo entre observações para determinar o comportamento ingestivo de vacas leiteiras. Foram utilizadas dez vacas mestiças ¾ holandês x ¼ zebu com peso corporal médio de 450 kg. Desenvolveu-se o experimento na Fazenda Princesa do Mateiro, no município de Ribeirão do Largo no estado da Bahia, no mês de junho de 2006. Empregou-se o delineamento inteiramente casualizado e utilizaram-se medidas repetidas com dez unidades amostrais por tratamento. Os tratamentos consistiram no seguinte: dez observações na escala de dez minutos; dez observações na escala de vinte minutos; e dez observações na escala de trinta minutos. Os tempos de pastejo, ruminação e ócio não diferiram estatisticamente (P>0,05) entre as escalas testadas. O número de períodos de pastejo, número de períodos de ruminação não apresentaram diferenças (P>0,05) entre as escalas de dez e vinte minutos. O número de períodos de ócio obtido nos intervalos de 20 e 30 minutos foi diferente (P<0,05) daqueles obtidos na escala de dez minutos. O tempo de duração dos períodos pastejo e ruminação, obtido na escala de dez minutos de intervalo, foi diferente (P<0,05) daquele obtido nas escalas de vinte e trinta minutos. O tempo de duração do período de ócio foi estatisticamente igual (P>0,05) para os intervalos de dez e vinte minutos, e ambos diferiram daquele obtido com trinta minutos. Estudos visando determinar o comportamento ingestivo de bovinos podem ser realizados com um número de animais variável. Recomenda-se o máximo de dez minutos quando o alvo dos estudos for as séries discretas das atividades supracitadas.

 

PALAVRAS-CHAVES: Comportamento ingestivo, intervalos de observação, metodologia

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robério Rodrigues Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Zootecnista e Mestre em Zootecnia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Doutorando em Zootecnia pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é Professor Assistente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia onde leciona a Disciplina Estatística Experimental.

Downloads

Publicado

2008-07-09

Como Citar

SILVA, R. R.; DO PRADO, I. N.; CARVALHO, G. G. P. de; JUNIOR, H. A. de S.; SILVA, F. F. da; DIAS, D. L. S. EFEITO DA UTILIZAÇÃO DE TRÊS INTERVALOS DE OBSERVAÇÕES SOBRE A PRECISÃO DOS RESULTADOS OBTIDOS NO ESTUDO DO COMPORTAMENTO INGESTIVO DE VACAS LEITEIRAS EM PASTEJO. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 9, n. 2, p. 319–326, 2008. DOI: 10.5216/cab.v9i2.1205. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/1205. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Produção Animal