ATIVIDADE IN VITRO DOS METABÓLITOS SECUNDÁRIOS DE Burkholderia sp. (BURKHOLDER 1950) SOBRE A LEVEDURA Malassezia pachydermatis (WEIDMANN) DODGE 1935.

Autores

  • Olney Vieira-da-Motta Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Maria José Ribeiro da Silva Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Mariana Feitosa de Deus Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Richard Ian Samuels Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Luciana Mathias Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • João Carlos de Aquino Almeida Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Erick Vaz Guimarães Fiocruz
  • Antonio Henrique Almeida Moraes-Neto FIOCRUZ

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v9i2.1040

Palavras-chave:

Sanidade Animal

Resumo

Malassezia pachydermatis é um dos principais agentes fúngicos envolvidos nas lesões de pele e otopatias de cães e gatos e freqüentemente associada a infecções bacterianas e a imunossupressão. Novas terapias para o tratamento de infecções fúngicas são necessárias por causa do aparecimento de cepas resistentes. O efeito inibitório de metabólitos presentes no filtrado de cultivo da bactéria Burkholderia sp.(FCB) foi testado sobre cepas nativas clínicas da levedura M. pachydermatis em meio líquido pelo padrão de curva de crescimento, pela técnica de difusão em ágar e contagem de unidades formadoras de colônias em meio sólido. Avaliou-se a atividade de FCB sobre as células tratadas por microscopia eletrônica de transmissão (MET). Utilizaram-se antifúngicos comerciais para efeitos de comparação. FCB apresentou atividade sobre a levedura pelas técnicas utilizadas. Nas análises de MET, os efeitos de FCB sobre as células também foram observados por alterações da parede com diminuição da eletrondensidade e desestruturação das organelas. Esses resultados sugerem a atividade interna e externa sobre a levedura e o uso potencial de FCB contra M. pachydermatis.

 

PALAVRAS-CHAVES: Burkholderia sp., inibição de crescimento, Malassezia pachydermatis metabólitos bacterianos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Olney Vieira-da-Motta, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Professor Associado II do Curso de Medicina Veterinária da UENF, do Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias, Laboratório de Sanidade Animal

Maria José Ribeiro da Silva, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Médica Veterinária, formada na UENF em 2003; mestranda em Produção Animal pelo Laboratório de Sanidade Animal/CCTA

Mariana Feitosa de Deus, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Bióloga, formada na UENF em 2003, mestranda do Laboratório de Entomologia e Fitopatologia, CCTA.

Richard Ian Samuels, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Biólogo formado pela Universidade de Bath, no Reino Unido, professor do curso de Agronomia, membro do Laboratório de Entomologia e Fitopatologia, CCTA.

Luciana Mathias, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Graduanda em Biologia, bolsista de Iniciação Científica do Laboratório de Fisiologia e Bioquímica de Microrganismos, Centro de Biociências e Biotecnologias/CBB.

João Carlos de Aquino Almeida, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Biólogo, doutorado em Ciências Biológicas UFRJ, professor do Laboratório de Fisiologia e Bioquímica de Microrganismos, CBB.

Erick Vaz Guimarães, Fiocruz

Mestre em Biologia Celular e Molecular, formado pela Fiocruz, doutorando do Departamento de Ultra Estrutura e Biologia Celular-Fiocruz

Antonio Henrique Almeida Moraes-Neto, FIOCRUZ

Doutor em Ciências Biológicas, UFRJ, pesquisadorLaboratório de Ecoepidemiologia e Controle da Esquistossomose e Geohelmintoses, Departamento de Biologia-Fiocruz

Downloads

Publicado

2008-07-09

Como Citar

VIEIRA-DA-MOTTA, O.; SILVA, M. J. R. da; DEUS, M. F. de; SAMUELS, R. I.; MATHIAS, L.; ALMEIDA, J. C. de A.; GUIMARÃES, E. V.; MORAES-NETO, A. H. A. ATIVIDADE IN VITRO DOS METABÓLITOS SECUNDÁRIOS DE Burkholderia sp. (BURKHOLDER 1950) SOBRE A LEVEDURA Malassezia pachydermatis (WEIDMANN) DODGE 1935. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 9, n. 2, p. 410–417, 2008. DOI: 10.5216/cab.v9i2.1040. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/1040. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Medicina Veterinária