Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • 1. As políticas editoriais e diretrizes para publicação foram lidas?
  • 2. O artigo é original e não está sendo avaliado para publicação por outra revista?
  • 3. O texto foi escrito e formatado conforme as Diretrizes para Autores?
  • 4. Todos os autores envolvidos foram cadastrados, bem como, afiliação institucional, endereço de e-mail e o ORCID, não podendo ultrapassar o número máximo de nove (9) autores.
  • 5. A declaração de anuência com a assinatura de todos os autores envolvidos está disponível para ser anexado nessa submissão?
  • 6. A certificação de aprovação pela Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) ou Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP) está disponível para ser anexado nessa submissão?
  • 7. Os autores estão cientes que, em caso de aprovação para publicação os próprios autores serão, obrigatoriamente, responsáveis pela tradução e revisão linguística do texto em inglês que deverá ser feita por empresa certificada, preferencialmente, uma das indicadas pela CAB.
  • 8. Em caso de aceite para publicação, os autores devem estar cientes que é solicitado pagamento de Taxa de Processamento de Artigos (APC- Article Processing Charges).

Diretrizes para Autores

No processo de submissão, os autores devem ficar atentos e considerar todos os itens listados em condições para submissão. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão rejeitadas de imediato.

Declaração de anuência: a declaração de anuência, obrigatória, deverá ser anexada no ato da submissão. Deverá conter os nomes de todos os autores, bem como, a instituição afiliada de cada um e com uma breve descrição individual de como o autor participou da referida pesquisa. Veja o modelo da declaração:

MODELO DE DECLARAÇÃO DE ANUÊNCIA

Os autores abaixo-assinados declaram, para fins de submissão de manuscrito ao periódico Ciência Animal Brasileira, que o artigo "Título" é original, inédito e não foi submetido a outro periódico. Os autores expressam sua anuência acerca da submissão, assim como da Política Editorial, das Diretrizes para Publicação e da Declaração de Direito Autoral, que se aplicarão em caso de aceite e posterior publicação do artigo. Ao lado de cada nome e assinatura, consta uma breve descrição de como o autor participou da referida pesquisa.

Cidade, data.

Autores

  1. Nome, instituição afiliada, breve descrição da participação, Assinatura
  2. Nome, instituição afiliada, breve descrição da participação, Assinatura
  3. Nome, instituição afiliada, breve descrição da participação, Assinatura
  4. ... 

Comitê de Ética: É obrigatório anexar, no ato da submissão, a certificação de aprovação pela Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) para o caso de pesquisa com animais e pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP) para as pesquisas que tenham aplicação de questionário a pessoas, bem como, a inserção do número do protocolo no corpo do texto. O artigo que necessitar do certificado de aprovação em comitê de ética e não o apresentar será rejeitado de imediato.

Detecção de plágio:  todos os artigos submetidos a revista CAB são previamente analisados por detector de plágio (iThenticate). Os artigos reprovados serão minuciosamente analisados pela equipe editorial e, quando for o caso, informações adicionais serão requisitadas aos autores. Caso o plágio seja confirmado o artigo será sumariamente rejeitado.

INSTRUÇÕES PARA PREPARAÇÃO DO ARTIGO:

Formato do arquivo e texto: Os arquivos para submissão devem estar em formatos editáveis: Microsoft Word, OpenOffice ou RTF e o arquivo não deve ultrapassar 4MB.

O texto deverá ser escrito com fonte Times New Roman, tamanho 12. Deverá ser formatado em A4 e as margens inferior, superior, direita e esquerda deverão ser de 2,5 cm.

Texto: O artigo submetido poderá redigido em inglês ou em português. Como a revista CAB adota a publicação bilíngue, os autores deverão ter ciência que será necessário o envio do texto na outra modalidade no caso de aprovação para publicação. Para o texto em português, a revisão linguística será realizada pela equipe editorial do portal de periódicos da UFG.

Para o texto em inglês, a responsabilidade da tradução e/ou revisão linguística será dos autores, sendo para tal necessária a apresentação de documento de certificação emitida por uma empresa autorizada. Para autores estrangeiros, nativos de língua inglesa, fica dispensada essa apresentação de certificação.

Pedimos que os autores aguardem o aceite para publicação antes de iniciarem a revisão linguística/tradução e apresentação do certificado. Sugerimos, preferencialmente, uma das indicadas pela CAB, conforme lista abaixo:

  1. STTA - Serviços Técnicos de Tradução e Análises http://stta.com.br/servicos.php
  2. Enago http://www.enago.com.br/forjournal/
  3. Proof-reading.com http://www.proof-reading-service.com/en/
  4. Global Edico http://www.globaledico.com/
  5. Ready to Pub https://www.readytopub.com/home
  6. American Journal Express http://www.journalexperts.com/
  7. BioMed Proofreading http://www.biomedproofreading.com
  8. Bioedit Scientific Editing http://www.bioedit.co.uk/
  9. JournalPrep http://www.journalprep.com
  10. Editage http://www.editage.com.br/
  11. Elsevier http://webshop.elsevier.com/languageservices/
  12. Publicase http://www.publicase.com.br/formulario.asp
  13. American Manuscript Editors http://americanmanuscripteditors.com/

Autores: O (s) nome (s) do (s) autor (es) e a filiação institucional não devem aparecer no arquivo texto enviado para submissão afim de garantir o critério de sigilo da CAB na avaliação por pares duplo-cego. A CAB alerta que o número de autores por artigo deve ser de, no máximo, 9 (nove).

Número de páginas: sugere-se que o artigo contenha um número máximo de 20 páginas.

Resumo: o texto do artigo deve conter um resumo em inglês e outro em português, de mesmo teor, apresentando clareza e concisão. Exige-se que o resumo tenha no mínimo 180 e, no máximo, 250 palavras.

Palavras-chave: número mínimo de 3 e no máximo de 5 palavras, separadas por ponto e vírgula. Devem ser apresentadas tanto em inglês quanto em português. Lembrando que não deve conter elementos já presentes no título.

Figuras, Gráficos e Tabelas: deverão ser inseridos, obrigatoriamente, no corpo do texto após serem citados. Não inserir no final do texto.

Comitê de Ética: deve ser apresentado o número do protocolo de aprovação da pesquisa pela Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) e/ou Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP) no corpo do texto (material e métodos). Lembramos que, o certificado de aprovação, obrigatório, deverá ser anexado no ato da submissão do artigo.

Estrutura do texto:

Para as submissões em português:

Título em português, Título em inglês, Resumo, Palavras-chave, Abstract, Keywords, Introdução,Material e Métodos, Resultados, Discussão (Resultados e Discussão podem ser apresentados juntos a critério dos autores), Conclusão, Agradecimentos, Referências.

Para as submissões em inglês:

Título em inglês; Título em português (obrigatório); Abstract; Keywords; Resumo em português (obrigatório); Palavras-chave; Introduction; Material and Methods; Results; Discussion (ou Results and Discussion); Conclusions; Acknowledgments (opcional), References

Referências e citação: A lista completa de referências no final do artigo, devem estar de acordo com o Estilo Vancouver. As referências devem ser numeradas na ordem em que aparecem no texto. A exatidão e adequação das referencias a trabalhos que tenham sido mencionados no texto são da responsabilidade dos autores. A citação da referência no texto deve ser feita pelo número da referência, colocado entre parênteses e sobrescrito. A seguir, exemplos de referências e citação direta e indireta:

Exemplos de referências:

  1. Não devem ser utilizados como referências: resumos simples ou expandidos e trabalhos completos em anais de eventos.
  2. Indicamos que não utilizem como referência dissertação ou tese. Entretanto, se imprescindível e quando não houver o respectivo artigo científico publicado em periódico, deve ser referente aos últimos dois anos. Esse tipo de referência deve, obrigatoriamente, apresentar o linkque remeta ao cadastro nacional de teses da CAPES e os bancos locais das universidades que publicam esses documentos no formato.pdf.
  3. Solicita-se, também, priorizar referências de periódicos e não de livros-texto. O editor científico pode pedir mais informações em relação às referências no momento de editoração do artigo. Seu pronto atendimento agilizará a sua publicação. O processo de resgate fácil das informações é o ponto principal de uma referenciação bibliográfica, técnica ou eletrônica.
  4. Trabalho em Periódicos:

(http://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK7282/#A32362)

Kalavathy R, Abdullah N, Jalaludin S, Ho YW. Effects of Lactobacillus cultures on growth performance, abdominal fat deposition, serum lipids and weight of organs of broiler chickens. British Poultry Science. 2003;44(1):139-144.

  1. Trabalho em Periódicos Online:

(http://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK7281/#A55587)

Gueiros VA, Borges APB, Silva JCP, Duarte TS, Franco KL. Utilização do adesivo Metil-2-Cianoacrilato e fio de náilon na reparação de feridas cutâneas de cães e gatos [Utilization of the methyl-2-cyanoacrylate adhesive and the nylon suture in surgical skin wounds of dogs and cats]. Ciência Rural [Internet]. 2001 Apr [cited 2008 Oct 10];31(2):285-289. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782001000200015.  Portuguese.

  1. Livro Inteiro:

(http://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK7271/#A34171)

Reis JC. Estatística aplicada à pesquisa em ciência veterinária. 1st ed. Olinda: Luci Artes Gráficas; 2003. 651p. Portuguese.

  1. Capítulo de Livro:

(http://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK7271/#A34915)

Pascoe PJ. Cuidados pós-operatórios do paciente. In: Slatter D. Manual de cirurgia de pequenos animais. 2nd ed. São Paulo: Manole; 1998.  p. 287-299. Portuguese.

  1. Legislação:

Os modelos aqui foram adaptados porque a normalização proposta no Estilo Vancouver não corresponde à realidade brasileira:

Brasil. Constituição 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado; 1988. Portuguese.

Brasil. Ministério da Educação e Ministério da Saúde. Portaria interministerial no. 1000 de 15 de abril de 2004. Resolvem certificar como Hospital de Ensino das Instituições Hospitalares que servirem de campo para a prática de atividades curriculares na área da saúde, sejam Hospitais Gerais e, ou Especializados. Diário Oficial da União. 2004 Abr 16; Seção 1. Portuguese.

  1. Programas de Computador:

(http://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK7244/)

SAS Institute. Statistical Analysis System: user guide [CD-ROM]. Version 8. Cary (NC): SAS Insitute Inc., 2002.

  1. Websites:

(http://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK7274/#A59404)

Silva MET, Flemming S, Martinez JL, Thomazini PL. Rendimento de carcaça de búfalos (bubalus bubalis l.) confinados em terminação, com dietas contendo diferentes relações de volumoso e concentrado. 2 - Características Quantitativas [Internet]. Brasília: Associação Brasileira de Zootecnia; 2010 Oct 8 [cited 2013 Jun 27]. Available from: http://www.abz.org.br/publicacoes-tecnicas/anais-zootec/artigos-cientificos/reproducao-melhoramento-animal/23861-Rendimento-carcaa-bfalos-bubalus-bubalis-confinados-terminao-com-dietas-contendo-diferentes-relaes-volumoso-concentrado---Caractersticas-Quantitativas.html. Portuguese.

  1. Solicita-se que o número DOI, ou o link correspondente, dos artigos assim identificados seja acrescentado ao final da referência.

Ribeiro Carina Teixeira, De Souza Diogo Benchimol, Medeiros Jr. Jorge Luiz, Costa Waldemar Silva, Pereira-Sampaio Marco Aurélio, Sampaio Francisco José Barcellos. Pneumoperitoneum induces morphological alterations in the rat testicle. Acta Cir. Bras.  [periódico na Internet]. 2013  Jun [citado  2013  Jun  27];  28(6): 419-422. Disponível em:http://dx.doi.org/10.1590/S0102-86502013000600003.

 

Exemplos de citação:

As citações das referências no texto devem ser feitas numericamente, em ordem crescente, entre parênteses e sobrescritas.

  1. Citação indireta:
  • Reports ofsimilis lesion are scarce in the literature. Histopathological studies with three Loxosceles species of clinical importance,  intermediaL. laeta and L. recluse, showed that the venom induces vasodilation, edema, inflammatory infiltrate (mainly neutrophilic), hemorrhage, cutaneous muscle necrosis, thrombosis and arteriolar walls degeneration(6, 13-15). It is necessary to elucidate whether the histological lesion induced by the Loxosceles similis venom is similar to that observed in other species of medical importance. Furthermore, it is important to determine the pathogenesis of the loxoscelic dermonecrotic lesion(...)
  1. Citação direta:
  • According to Zanetti et al.(17)and Nowatzki et al.(18)who studied the action of the L. intermedia venom in vitro on endothelial cells, it was observed that 18 hours after the venom action, cells showed plasmatic membrane convolutions and chromatin condensation.

Referências utilizadas no exemplo de citação direta e indireta acima:

  1. Futrell J. Loxoscelism. Am J Med Sci. 1992;304(4):261-7.
  2. Smith WC, Micks WD. The role of polimorphonuclear leukocytes in the lesion caused by the venom of the brown spider (Loxosceles reclusa). Lab Invest. 1970;22:90-3.
  3. Strain GM, Snider TG, Tedford BL, Cohn GH. Hyperbaric oxygen effects on brown recluse spider (Loxosceles reclusa) envenomation in rabbits. 1991;29(8):989-96.
  4. Ospedal KZ, Appel MH, Neto JF, Mangili OC, Sanches Veiga S, Gremski W. Histopathological findings in rabbits after experimental acute exposure to the Loxosceles intermedia(Brown spider) venom. Int J Exp Pathol. 2002;83(6):287-94.
  5. Zanetti VC, da Silveira RB, Dreyfuss JL, Haoach J, Mangili OC, Veiga SS, et al. Morphological and biochemical evidence of blood vessel damage and fibrinogenolysis triggered by brown spider venom. Blood Coagul Fibrinolysis. 2002;13(2):135-48.
  6. Nowatzki J, de Sene RV, Paludo KS, Veiga SS, Oliver C, Jamur MC, et al. Brown spider venom toxins interact with cell surface and are endocytosed by rabbit endothelial cells. 2010;56(4):535-43

(Fonte: Pereira NB, Kalapothakis E, Vasconcelos AC, Chatzaki M, Campos LP, Vieira FO et al. Histopathological characterization of experimentally induced cutaneous loxoscelism in rabbits inoculated with Loxosceles similis venom. J. Venom. Anim. Toxins incl. Trop. Dis  [periódico na Internet]. 2012 [citado 2013 Nov 04]; 18(3): 277-286. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-91992012000300005&lng=pt.  http://dx.doi.org/10.1590/S1678-91992012000300005)

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.