Foco e Escopo

A Ciência Animal Brasileira (CAB) é um periódico da Escola de Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Goiás (UFG) que adota a publicação contínua de artigos. Tem por missão a publicação de artigos científicos completos e originais nas áreas de Medicina Veterinária e Zootecnia.

Revisões de Literatura somente serão publicadas quando solicitadas por convite pelo Conselho Editorial. Artigos do tipo Nota Científica e Relato de Caso não estão sendo aceitos.

Os trabalhos encaminhados para publicação são submetidos à aprovação inicial do Comitê Editorial e, caso aprovados nessa etapa, são encaminhados à avaliação por pares, usando-se o sistema de avaliação às cegas, no qual os autores não são identificados. Se o trabalho for aprovado, segue para revisão final por parte dos editores científicos, onde é realizada a revisão linguística e diagramação para publicação. Artigos reprovados são arquivados. Os aceitos para publicação tornam-se propriedade da CAB. Os autores são responsáveis pelos conceitos e informações neles contidos. É imprescindível que os artigos sejam originais, inéditos e tenham destinação exclusiva à CAB.

Avaliação pelo sistema Duplo-Cego

Os trabalhos encaminhados à CAB são primeiramente avaliados pelo Comitê Editorial e, se considerados adequados aos limites do escopo,  das diretrizes e normas de redação da revista, são então encaminhados para avaliação por dois pareceristas doutores de expertise na área específica do tema. No caso de pareceres contraditórios, haverá a necessidade de submissão a um terceiro parecerista para o desempate. Os trabalhos são enviados aos revisores para avaliação sem identificação dos autores. Ou seja, no sistema duplo-cego os autores não sabem quem foi o revisor e os revisores não recebem informações da identidade dos autores.

Histórico da Revista

A revista Ciência Animal Brasileira surgiu a partir do desmembramento dos Anais das Escolas de Agronomia e Veterinária da UFG, criado em 1971. Nasceu como grande aspiração da atual Escola de Veterinária e Zootecnia da UFG como o objetivo de ser o principal difusor do conhecimento científico da região Centro-Oeste nas áreas de Ciências Agrárias. Atualmente, recebe artigos científicos originais tanto do Brasil como do exterior.

A partir de 2006, a revista foi integralmente disponibilizada no Portal de Periódicos da UFG, baseado no sistema OJS (Open Journal System). Nesse sistema, toda a tramitação dos artigos é feita eletronicamente, o que confere maior agilidade e menor custo. Com essa inovação, a revista foi intensificando sua disponibilidade no formato eletrônico e, a partir de 2010, a versão impressa foi descontinuada, sendo impressos somente exemplares avulsos em caso de necessidade de algum indexador. A versão eletrônica, disponível no endereço http://www.revistas.ufg.br/index.php/vet/index, contém todos os números e volumes publicados na íntegra e com acesso gratuito, e os textos podem ser impressos pelos autores com valor de separata da revista. A versão online, disponível no endereço SCIELO, contém os volumes a partir de 2013.

A CAB publica atualmente artigos científicos tanto em Inglês quanto em Português. O Corpo Editorial tem sido ampliado com a inclusão de membros de instituições nacionais e internacionais com o objetivo de manter a qualidade técnico-científica da publicação. Além do mais, a busca de indexação em diferentes bases é uma meta permanente dos membros desta revista.

 

Política e Ética em publicação

Para mais informações sobre ética em publicação e guias de ética para a publicação em periódicos consulte http://www.fapesp.br/boaspraticas/codigo_050911.pdf, http://www.elsevier.com/publishingethics e http://www.elsevier.com/ethicalguidelines. 

O trabalho descrito no artigo deve ter sido realizado de acordo com os princípios éticos em experimentação animal, de acordo com a Lei 11.794/08, que estabelece os procedimentos para o uso científico de animais e trata da obrigatoriedade de submissão dos projetos de pesquisa aos comitês de ética em pesquisa das instituições. Para mais informações, consulte o Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA) e o Colégio Brasileiro de Experimentação Animal (COBEA).


Conflito de interesse: os autores devem informar caso haja algum conflito de interesse real ou potencial incluindo as relações pessoais e financeiras com outras pessoas, organizações ou instituições que possam influenciar ou ter influenciado negativamente o trabalho, além de quaisquer conflitos posteriores envolvendo necessidade de notificação obrigatória de doenças ou possíveis prejuízos à exportação de produtos de origem animal. 


Declaração de Submissão: a submissão de um artigo implica no fato de que o trabalho descrito não foi publicado anteriormente nem está sob avaliação para publicação em outro meio, que sua submissão foi aceita por todos os autores envolvidos e pelas autoridades responsáveis onde o trabalho foi desenvolvido tácita e explicitamente. O aceite implica que o trabalho não deve ser publicado em outro periódico sem o consentimento escrito de quem detém os direitos autorais.

 

Mudança de autoria: essa política trata da adição, retirada ou reorganização dos nomes dos autores na autoria dos manuscritos aceitos, que deve ser feita impreterivelmente antes da publicação do artigo.  Pedidos de mudança de autoria devem ser enviados para a administração da revista e devem incluir (1) o motivo da mudança e (2) uma declaração de todos os autores, por escrito (E-mail), de que estão de acordo com a mudança. No caso da adição ou retirada de um nome, deve ser incluído a confirmação feita pelo próprio autor a ser adicionado ou retirado. Os pedidos de modificação serão encaminhados para o Comitê Editorial e a publicação do artigo ficará suspensa até que a mudança seja aprovada.

Papel da agência de subsídios financeiros: Os autores devem informar quem foi responsável pelo apoio financeiro para a realização da pesquisa e/ou preparação do artigo, além de descrever brevemente qual foi o papel dos patrocinadores, caso isso tenha ocorrido, no delineamento do estudo, na coleta e análise dos dados, na redação do artigo e na decisão de submetê-lo à publicação.

Permutas Eletrônicas

Agriscientia Universidad Nacional de Córdoba 
Alimentos e Nutrição Universidade Estadual Paulista
Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária Universidade Federal de Minas Gerais 
Ars Veterinaria Universidade Estadual Paulista 
BIA - Boletim de Indústria Animal Instituto de Zootecnia 
Brazilian Journal of Medical and Biological Research Universidade de São Paulo 
Ciência Rural Universidade Federal de Santa Maria 
Entomologia y Vectores Universidade Gama Filho 
ESTUDOS Universidade Católica de Goiás 
Nematologia Brasileira Sociedade Brasileira de Nematologia 
Papéis Avulsos de Zoologia Universidade de São Paulo 
Revista Brasileira de Zootecnia Sociedade Brasileira de Zootecnia 
Revista Científica de Produção Animal Sociedade Nordestina de Produção Animal
Revista del Centro de Investigación Universidad de la Salle 
Revista Nicaraguense de Entomologia Museo Entomológico de León 
Técnica Pecuária em Mexico 
INIFAP Veterinária e Zootecnia Universidade Estadual Paulista 
Veterinária Notícias Universidade Federal de Uberlândia