Política Editorial

Objetivo e Escopo

A Ciência Animal Brasileira (CAB), ISSN 1809-6891, é uma revista interdisciplinar de fluxo contínuo e acesso aberto, que tem por missão a publicação de artigos científicos completos e originais, na modalidade bilíngue (Inglês/Português), nas áreas de medicina veterinária e zootecnia.

A revista CAB tem como um dos seus pilares apoiar o desenvolvimento da pesquisa por meio da disseminação da informação e do conhecimento, visando a divulgação para a comunidade científica e não-científica. Por isso, encorajamos os nossos autores a utilizarem uma linguagem clara, concisa e objetiva para redação de seus artigos.

A CAB publica somente artigos científicos completos e originais. É importante mencionar o que não estamos publicando: nota científica, levantamentos ou pesquisas epidemiológicas regionais, relatos de casos. As revisões de literatura são aceitas para publicação somente quando solicitadas por convite pelo conselho editorial.

Acesso aberto

A revista CAB acompanha as políticas internacionais de democratização da ciência que promovem o acesso aberto ao conteúdo científico. Todos os artigos publicados são disponibilizados gratuitamente e ilimitado, sendo possível cópia e disseminação, desde que seja dada a acreditação/citação apropriada da publicação original. A publicação de acesso aberto é possibilitada pelo pagamento de uma taxa de processamento de artigos (APC) para artigos aceitos.

Idioma

A revista CAB publica artigos na modalidade bilíngue (Inglês e Português). Os autores podem escolher em qual língua (Inglês ou Português) que o artigo será escrito e submetido. Em caso de aceite, é necessário que seja encaminhado a outra versão linguística do texto. Para autores estrangeiros poderá não ser exigido a versão do texto em português.

Processo de avaliação por pares (Duplo-Cego) 

A CAB opera utilizando o sistema de revisão por pares duplo-cego, onde os revisores desconhecem os nomes ou afiliações dos autores e as avaliações dos revisores são encaminhadas aos autores sem a identificação dos mesmos. O sistema de avaliação por pares é utilizado para avaliar a qualidade de um manuscrito antes de sua publicação. Os revisores auxiliam os editores no parecer de um artigo. A decisão final é emitida pelo Editor-chefe.

Fluxo do processo de avaliação

Os artigos submetidos a CAB são avaliados, inicialmente, por um ou mais membros do conselho editorial, quanto ao conteúdo e a relevância.

Esse processo inicial pode resultar nas seguintes ações:

1. Se o artigo for considerado "potencialmente interessante para publicação". Ação:

A) É verificado a conformidade com a ética em publicação, por exemplo, detecção de plágio, duplicação e manipulação. Sendo constatada a presença de algum desses itens, artigo será rejeitado. Se for verificada conformidade, segue para análise por um editor de área. 

B) O editor de área realizará uma análise e designará revisores externos (pelo menos dois) e será responsável, junto ao editor-chefe, por acompanhar os comentários e sugestões dos revisores aos autores e, se necessário, auxilia o editor-chefe no parecer final.

Decisão final: se a recomendação, de pelo menos dois avaliadores, for para "rejeitar", o conselho editorial referendará a decisão e comunicará aos autores. No caso de “aceite para publicação", o conselho editorial confirma a decisão e os autores e revisores serão comunicados dessa decisão.

Após aceito, o artigo segue para o processo de edição de texto, onde é realizada a revisão gramatical, formatação de texto, figuras, referências, etc.

2. Se o artigo não estiver de acordo com as normas da revista. Ação: será rejeitado imediatamente.

3. Se o artigo não estiver dentro do escopo da revista. Ação: será rejeitado imediatamente.

4. Se o artigo não apresentar novidade ou relevância. Ação: será rejeitado imediatamente.

A qualquer momento e a seu exclusivo critério, o conselho editorial poderá interromper o procedimento se detectar algum sinal que fira a conduta ética.

Ética em experimentação animal

O trabalho descrito no artigo submetido deve ter sido realizado de acordo com os princípios éticos em experimentação animal, de acordo com a Lei 11.794/08, que estabelece os procedimentos para o uso científico de animais e trata da obrigatoriedade de submissão dos projetos de pesquisa aos comitês de ética em pesquisa das instituições. Sugerimos consultar o Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA) e o Colégio Brasileiro de Experimentação Animal (COBEA).

Ética em publicação

Todos os autores devem garantir que as pesquisas relatadas não resultem de má conduta, como fabricação de dados, falsificação, plágio ou duplicação. Em caso de má conduta confirmada na pesquisa, emitiremos um aviso de retratação para corrigir o registro científico. Informamos que todos os manuscritos são submetidos a um software de detecção de plágio (Ithenticate) para evitar má conduta e garantir a originalidade do trabalho escrito.

Em conformidade com as diretrizes do COPE (Committee on Publication Ethics), que visam incentivar a identificação de plágio, más práticas, fraudes, possíveis violações de ética e abertura de processos solicitamos aos autores acessarem e lerem as informações presentes no site website do COPE http://publicationethics.org e no guia de boas práticas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) http://www.fapesp.br/boaspraticas/codigo_050911.pdf, http://www.elsevier.com/publishingethics e http://www.elsevier.com/ethicalguidelines. 

Direitos autorais e licenciamento

Todos os artigos desta revista estão licenciados sob uma Licença de Atribuição Creative Commons 4.0. Isso significa que os autores dão permissão total a qualquer pessoa para compartilhar e adaptar o conteúdo do artigo, desde que os autores e a fonte originais sejam devidamente citados.

Declaração de Submissão

A submissão de um artigo implica no fato de que o trabalho descrito não foi publicado anteriormente nem está sob avaliação para publicação em outro meio, que sua submissão foi aceita por todos os autores envolvidos e pelas autoridades responsáveis onde o trabalho foi desenvolvido tácita e explicitamente. O aceite implica que o trabalho não deve ser publicado em outro periódico sem o consentimento escrito de quem detém os direitos autorais.

Pré-prints

A submissão de um artigo a CAB implica que ele não foi publicado anteriormente ou que não está sendo considerado para publicação em uma outra revista científica. Os artigos enviados a um servidor de pré-print reconhecido, tais como, BioRxiv e SciElo pré-prints, não são considerados como publicação prévia. 

Nesse sentido, em consonância com a política de uma ciência aberta e como uma maneira de acelerar a disseminação da pesquisa, encorajamos fortemente os autores a compartilharem seu artigo em um servidor de pré-print. Todos os autores devem fornecer o DOI dos pré-prints publicados anteriormente no repositório de sua escolha.

Disponibilidade de dados

Os dados que geraram o manuscrito devem estar abertos e disponíveis ao público sempre que solicitado. Encorajamos nossos autores a depositarem seus dados em um repositório de dados apropriado. As informações sobre sequências de genes relatadas no manuscrito devem ter seu número de acesso ao banco público mencionado no manuscrito (por exemplo, GeneBank).


Conflito de interesse

Os autores devem informar caso haja algum conflito de interesse real ou potencial incluindo as relações pessoais e financeiras com outras pessoas, empresas ou instituições que possam influenciar ou ter influenciado negativamente o trabalho, além de quaisquer conflitos posteriores envolvendo necessidade de notificação obrigatória de doenças ou possíveis prejuízos à exportação de produtos de origem animal. 

Mudança de autoria

Essa política trata da adição, retirada ou reorganização dos nomes dos autores na autoria dos manuscritos aceitos, que deve ser feita impreterivelmente antes da publicação do artigo. Pedidos de mudança de autoria devem ser enviados para a administração da revista e devem incluir (1) o motivo da mudança e (2) uma declaração de todos os autores, por escrito (E-mail), de que estão de acordo com a mudança. No caso da adição ou retirada de um nome, deve ser incluído a confirmação feita pelo próprio autor a ser adicionado ou retirado. Os pedidos de modificação serão encaminhados para o Comitê Editorial e a publicação do artigo ficará suspensa até que a mudança seja aprovada.

Papel da agência de subsídios financeiros

Os autores devem informar quem foi responsável pelo apoio financeiro para a realização da pesquisa e/ou preparação do artigo, além de descrever brevemente qual foi o papel dos patrocinadores, caso isso tenha ocorrido, no delineamento do estudo, na coleta e análise dos dados, na redação do artigo e na decisão de submetê-lo à publicação.