ASPECTOS DO DESENVOLVIMENTO DA GEOGRAFIA COMO CIÊNCIA.

Autores

  • MAYRA NAYARA NAIR DOS SANTOS Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás. mayrinhanair@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/teri.v11i1.71384

Palavras-chave:

Geografia; História da Geografia; Geografia Física; Geografia Humana; Ciência Geográfica.

Resumo

A geografia percorreu inúmeras controvérsias, rupturas de ramos a serem estudados, projeções errôneas a respeito de sua importância como ciência e importantes enclaves para que hoje pudéssemos ter a Geografia no meio cientifico que conhecemos. Encontros e desencontros nos seus processos de evolução enquanto disciplina social foi um importante detalhe que levou a Geografia o caminho cientifico que se encontra atualmente, porém sua evolução ainda perdura uma vez que a compreensão sobre o socioambiental e o próprio estudo de objeto da Geografia não nos deixa duvidas de que ela se inova a cada dia e seu processo dinâmico num contexto histórico tornou-se fascinante objeto de estudos. Assim, e tendo conhecimento dos seus traços, tendo ciência da sua importante reflexão sobre os contextos geográficos em que está inserida, este trabalho se justifica na medida em que nos possibilita um olhar sobre o aspecto histórico da Geografia nos fazendo refletir sob diversos aspectos incluindo sua importância para a compreensão dos caminhos da ciência geográfica no Brasil. Para isso, apoiamo-nos no objetivo geral que é compreender o contexto geográfico em seu viés histórico, tendo como suporte os objetivos específicos que é analisar como se deu o processo histórico da geografia como ciência; interpretar os movimentos históricos das lutas sociais como referências para a introdução da geografia como ciência na sociedade e entender a relação sociedade-natural entre Geografia Física e Geografia Humana. Para que pudéssemos alcançar tais objetivos, a metodologia percorrida para tal foram através de leituras bibliográficas e análises de sites que abordassem o assunto e pudessem contribuir com a referida pesquisa. Autores como Francisco Mendonça (2010/2014) e Nunes (2015), dentre outros, foram primordiais para nos orientar neste processo. Por fim, compreendeu-se que a Geografia perpassou por diversos fatores que a colocasse em uma via de mão dupla, mas uniu-se ao homem novamente quando este entendeu o real sentido da Ciência Geográfica no contexto histórico social e sua importante para conhecimento da dinâmica social global. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

MAYRA NAYARA NAIR DOS SANTOS, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás. mayrinhanair@gmail.com

Formada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual do Piauí no ano de 2018, atualmente faz parte do programa do Instituto de Estudos Socioambientais (IESA) da Universidade Federal de Goiás campus Samambaia como mestranda na linha de pesquisa em Ensino de Geografia com endereço de e-mail mayranayara@discente.ufg.br 

Referências

BERNARDES, J. A.; FERREIRA, F. P. de. Sociedade e natureza. In: GUERRA, Antônio José Teixeira, CUNHA, Sandra Baptista da. A questão ambiental: diferentes abordagens. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. IN. NUNES, João Osvaldo Rodrigues et al. A influência dos métodos científicos na Geografia Física. Terra Livre, v. 2, n. 27, p. 121-132, 2015.

DRESCH, Jean. Reflexões sobre a geografia. GEOUSP: Espaço e Tempo (Online), v. 20, n. 1, p. 207-214, 2016.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Plageder, 2009.

GONÇALVES, Carlos Walter Porto. Os (des) caminhos do meio ambiente. 14. ed.- São Paulo: Contexto, 2006.

GOSS, Karine Pereira; PRUDENCIO, Kelly. O conceito de movimentos sociais revisitado. Em Tese, v. 1, n. 2, p. 75-91, 2004.

KOZEL, Salete. MENDONÇA, Francisco, org. Elementos de epistemologia da geografia contemporânea; [revisão de texto Maria José Maio Fernandes Naime]. – [Curitiba]: ed. da UFPR, 2002, Reimpressão 2004. 1ª ed. ver. 2009.

LEFF, Enrique; VALENZUELA, Sandra; VIEIRA, Paulo Freire. Epistemologia ambiental. São Paulo: Cortez, 2001.

MENDONÇA, Francisco de Assis. Geografia e meio ambiente. 8. ed. 3ª reimpressão – São Paulo: Editora Contexto, 2010.

MENDONÇA, Francisco de Assis. Geografia física: ciência humana?. 8. ed., 3ª reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2014. – (Repensando a Geografia).

MORAES, Antônio Carlos Robert. Geografia: pequena história crítica. – 21ª ed. – São Paulo: Annablume, 2007.

MOREIRA, Ruy. O que é Geografia. 2ª ed. revista e atualizada. Brasiliense, 2009.

NUNES, João Osvaldo Rodrigues et al. A influência dos métodos científicos na Geografia Física. Terra Livre, v. 2, n. 27, p. 121-132, 2015.

NUNES, João Osvaldo Rodrigues. Uma contribuição metodológica ao estudo da dinâmica da paisagem aplicada à escolha de áreas para a construção de aterro sanitário em Presidente Prudente-SP. 2006.

WHITEHEAD, A. N. O conceito de natureza. São Paulo Martins Fontes, 1993. IN. NUNES, João Osvaldo Rodrigues et al. A influência dos métodos científicos na Geografia Física. Terra Livre, v. 2, p. 119-130, 2006.

Downloads

Publicado

2021-12-31

Como Citar

DOS SANTOS, M. N. N. ASPECTOS DO DESENVOLVIMENTO DA GEOGRAFIA COMO CIÊNCIA. . Revista Terceiro Incluído, Goiânia, v. 11, n. 1, 2021. DOI: 10.5216/teri.v11i1.71384. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teri/article/view/71384. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS