GEOGRAFIA DA SAÚDE: LEITOS HOSPITALARES E O AVANÇO DA COVID-19 NO NORTE PIONEIRO DO ESTADO DO PARANÁ

Autores

  • Pedro Henrique Carnevalli Fernandes Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Jacarezinho, Paraná, Brasil, pedrofernandes@uenp.edu.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/teri.v10i1.64844

Palavras-chave:

Saúde, Geografia, SUS, Leitos hospitalares, Covid-19

Resumo

O sistema de saúde se converteu, desde a declaração de pandemia de Covid-19, realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no início do mês de março de 2020, no principal tema da agenda social mundial e, evidentemente, brasileira. Na Ciência Geográfica, o tema está vinculado diretamente à Geografia da Saúde. Considerando esse cenário, este artigo tem como objetivo principal refletir acerca da relação entre os leitos hospitalares e o avanço da Covid-19 na região Norte Pioneiro do Estado do Paraná. Além disso, espera-se avançar teórica e metodologicamente acerca da Geografia da Saúde, do coronavírus e da Covid-19. Os procedimentos metodológicos foram: levantamento de referenciais teóricos acerca da Geografia da Saúde, do novo coronavírus e da Covid-19; levantamento dos dados de leitos hospitalares e de covid-19 nos municípios da região; e, por fim, elaboração de produções cartográficas e da redação final. Os resultados sinalizam para um alto grau de dependência do Sistema Único de Saúde (SUS) no Norte Pioneiro do Estado do Paraná e para uma baixa quantidade de leitos por habitantes nos municípios ao mesmo tempo em que há um avanço significativo da doença na região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

CARNEVALLI FERNANDES, P. H. GEOGRAFIA DA SAÚDE: LEITOS HOSPITALARES E O AVANÇO DA COVID-19 NO NORTE PIONEIRO DO ESTADO DO PARANÁ. Revista Terceiro Incluído, Goiânia, v. 10, n. 1, p. 143–157, 2020. DOI: 10.5216/teri.v10i1.64844. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teri/article/view/64844. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Geografia da Saúde