INTERFACES ENTRE COMUNICAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

UMA COMPREENSÃO A PARTIR DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Autores

  • Francisco Mário de Sousa Silva Universidade Federal do Cariri
  • Verônica Salgueiro do Nascimento Universidade Federal do Ceará-UFC
  • Zuleide Fernandes de Queiroz Universidade Regional do Cariri- URCA

DOI:

https://doi.org/10.5216/teri.v9i1.54806

Palavras-chave:

Comunicação para a Sustentabilidade, Educação Ambiental, Extensão universitária

Resumo

RESUMO: Estudos sobre a sustentabilidade e educação ambiental apontam a necessária interação dos conceitos a ações éticas e democráticas, o que inclui processos comunicativos, educativos e emancipatórios. Nesse contexto, a pesquisa objetivou compreender as interfaces entre a comunicação para a sustentabilidade e educação ambiental, tendo como objeto de análises, ações desempenhadas por uma iniciativa de extensão universitária, vinculada à Universidade Federal do Cariri. Para tanto, utilizou-se da pesquisa participante como principal instrumento metodológico, no período correspondente a março de 2016 e dezembro de 2017. Constatou-se que, a “comunicação para a sustentabilidade” possui como fundamento, práticas de educação ambiental, pautadas em princípios democráticos e emancipatórios, característico de ações dialógicas que consideram a participação social.

Palavras-chave: Comunicação para a Sustentabilidade; Educação Ambiental; Extensão Universitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Mário de Sousa Silva, Universidade Federal do Cariri

Mestre em Desenvolvimento Regional Sustentável pela Universidade Federal do Cariri- UFCA, semestre 2017.2, possui graduação em Jornalismo pela Universidade Federal do Cariri - UFCA, semestre 2015.2. Em 2014 foi bolsista da Pró-reitoria de Extensão no Núcleo de Assessoria de Comunicação em Economia Solidária. Em 2015 foi bolsista do Ministério da Educação no Projeto Gestão Social nas Escolas, entre 2016 e 2017 atuou como bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico-FUNCAP. É membro do Periódico científico "Ciência e Sustentabilidade".

Verônica Salgueiro do Nascimento, Universidade Federal do Ceará-UFC

Psicóloga, possui doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2009) e Pós-Doutorado no programa de Pós-Graduação em Psicologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015).Tem experiência na área de Psicologia Social e Educação, com ênfase nos estudos sobre Juventudes, Escola e Cultura de Paz. É professora da Universidade Federal do Ceará. Departamento de Estudos Interdisciplinares. Curso de Gestão de Políticas Públicas. Faz parte do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Políticas Públicas na Universidade Federal do Ceará. 

Zuleide Fernandes de Queiroz, Universidade Regional do Cariri- URCA

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (1986), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1992) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2003) e Pós - Doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014). Atualmente é professora em cursos de graduação das instituições: Universidade Regional do Cariri - URCA, Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte - FMJ, Faculdade de Juazeiro do Norte - FJN. Professora dos Programas de Pós-Graduação: Mestrado Profissional em Educação (MPEDU)- Departamento de Educação da URCA, PROFHISTÒRIA - Departamento de História da URCA e PRODER/UFCA. Pesquisa nas áreas de: Educação, com ênfase em História da Educação e Política Educacional; Saúde e Violência; Feminino e Violência; Infância - adolescência e Violência. 

Downloads

Publicado

2019-09-04

Como Citar

SOUSA SILVA, F. M. de; NASCIMENTO, V. S. do; QUEIROZ, Z. F. de. INTERFACES ENTRE COMUNICAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA COMPREENSÃO A PARTIR DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Revista Terceiro Incluído, Goiânia, v. 9, n. 1, p. 17–29, 2019. DOI: 10.5216/teri.v9i1.54806. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teri/article/view/54806. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS