PARTIDO DA MINERAÇÃO

A INFLUÊNCIA DAS MINERADORAS NAS ELEIÇÕES DE 2014 EM MG

Autores

  • Carolina Lucinda Guimarães Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Bruno Milanez Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Helton Lucinda Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.5216/teri.v9i1.54217

Palavras-chave:

mineração, financiamento de campanha, eleições

Resumo

As empresas do setor de mineração estiveram historicamente entre as grandes doadoras de campanhas eleitorais. Com isso, essas empresas elegeram verdadeiras bancadas comprometidas com seus interesses. Apesar do financiamento de pessoas jurídicas não ser mais permitido, muitos dos políticos atualmente no poder foram eleitos com apoio de diferentes empresas. Para avaliar a dimensão da influência política do setor mineral, este trabalho analisa dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) referentes às doações de campanha nas eleições para deputado estadual em Minas Gerais no ano de 2014. Os dados coletados foram confrontados com a composição das principais comissões da Assembleia Legislativa de Minas Gerais dedicadas a temas relacionados com a atividade minerária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Lucinda Guimarães, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduanda em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Juiz de Fora.

Bruno Milanez, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos, Doutor em Política Ambiental pela Lincoln University e professor no programa de Pós-Graduação em Geografia e no Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Helton Lucinda Ribeiro

Graduado em Comunicação Social pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), graduado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP) e Mestre em Comunicação Midiática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). 

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

GUIMARÃES, C. L.; MILANEZ, B.; RIBEIRO, H. L. PARTIDO DA MINERAÇÃO: A INFLUÊNCIA DAS MINERADORAS NAS ELEIÇÕES DE 2014 EM MG. Revista Terceiro Incluído, Goiânia, v. 9, n. 1, p. 81–92, 2019. DOI: 10.5216/teri.v9i1.54217. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teri/article/view/54217. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS