(RE)LEITURAS SOBRE O CULTIVO E A COMERCIALIZAÇÃO DOS ALIMENTOS TRANSGÊNICOS SOB A ÓTICA DO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO

Autores

  • Jheniffer Jordane de Oliveira Schmidt Centro Universitário de Goiás- Uni Anhanguera
  • Guilherme Martins Teixeira Borges

DOI:

https://doi.org/10.5216/teri.v9i1.54115

Palavras-chave:

Transgenia alimentar, Lei de Biossegurança, Bioética, Biodireito.

Resumo

A presente pesquisa científica tem como escopo o estudo dos alimentos transgênicos e sua comercialização no Brasil na perspectiva jurídica. Analisar-se-á o conflito científico no que tange as consequências destes alimentos, que ainda não possuem testes de segurança concretos, sendo incertos os seus resultados em longo prazo, surgindo o dilema entre os transgênicos, os princípios e os direitos constitucionais. Discutira-se também sobre a lei de biossegurança (lei n°11.105/05), os avanços biotecnológicos e a responsabilidade do Estado frente a esta problemática. A pesquisa vai empregar principalmente o método dedutivo e métodos de pesquisas pautados em revisões bibliográficas e jurisprudências sobre o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jheniffer Jordane de Oliveira Schmidt, Centro Universitário de Goiás- Uni Anhanguera

Graduanda em Direito, pesquisadora do Núcleo de Apoio à Pesquisa Científica em Direito- NAPCD e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica -PIBIC do Centro Universitário de Goiás, Uni Anhanguera

Guilherme Martins Teixeira Borges

Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Goiás - UFG. Atualmente sou Mestre em Direito Agrário e doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO). Professor de Direito na Uni-Anhanguera (CENTRO UNIVERSITÁRIO DE GOIÁS), UNIALFA - Centro Universitário Alves Faria. Pesquisador na área de Direito Privado, Criminologia, Políticas Públicas, Educação e Movimentos Sociais do Campo. Membro do GRUPO DE PESQUISA EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS E GESTÃO ESCOLAR - www.gppege.org.br. Coordenador do Núcleo de Apoio à Pesquisa Científica em Direito - NAPCD do Centro Universitário de Goiás. Advogado.

 

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

SCHMIDT, J. J. de O.; BORGES, G. M. T. (RE)LEITURAS SOBRE O CULTIVO E A COMERCIALIZAÇÃO DOS ALIMENTOS TRANSGÊNICOS SOB A ÓTICA DO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO. Revista Terceiro Incluído, Goiânia, v. 9, n. 1, p. 43–57, 2019. DOI: 10.5216/teri.v9i1.54115. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teri/article/view/54115. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS