GESTÃO INTEGRAL: DIÁLOGOS COM EDUCAÇÃO PERMANENTE E CONTINUADA NAS ORGANIZAÇÕES

  • Elias Sebastião de Andrade UFSC
  • Édis Mafra LAPOLLI UFSC

Resumo

O artigo tem o propósito de discutir a articulação entre educação permanente e continuada na gestão integral das organizações.  Essa articulação está recursivamente relacionada ao desenvolvimento pessoal e profissional. Dos discursos que permeiam os interesses corporativos emerge o tema da educação permanente e continuada como um novo paradigma para o desenvolvimento profissional e pessoal nas organizações.  Para tanto, foi necessário realizar revisão bibliográfica sobre os conceitos de educação permanente e continuada e resgatar o conceito de educação corporativa e gestão integral nas organizações. O maior desafio do processo é a mudança cultural e a incorporação dos novos papéis organizacionais, bem como a mudança no comportamento dos gestores e líderes a partir da conscientização dos benefícios do modelo integral de gestão. Para grandes corporações, o sucesso dentro da sociedade do conhecimento passa pelo emprego de uma universidade corporativa e pela implementação da gestão estratégica de pessoas.  No entanto, em sua operacionalização propõe-se discernimento entre as experiências de educação permanente e de educação continuada, que se complementam e proporcionam uma formação integral. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elias Sebastião de Andrade, UFSC
Mestre
Édis Mafra LAPOLLI, UFSC
Doutora
Publicado
14-10-2018
Como Citar
Andrade, E., & LAPOLLI, Édis. (2018). GESTÃO INTEGRAL: DIÁLOGOS COM EDUCAÇÃO PERMANENTE E CONTINUADA NAS ORGANIZAÇÕES. Revista Terceiro Incluído, 8(1), 07-16. https://doi.org/10.5216/teri.v8i1.46544
Edição
Seção
ARTIGOS