A RELEVÂNCIA DA VIDA SOCIAL DAS FORMIGAS NA ESTRUTURAÇÃO DOS ECOSSISTEMAS TERRESTRES: CIÊNCIA E LITERATURA COMO PROPOSTA TRANSDISCIPLINAR DE CONSCIENTIZAÇÃO ECOLÓGICA - DOI: 10.5216/teri.v4i1.33942

Autores

  • Rodrigo MELLO Prof. nos cursos de Biologia e Engenharia Ambiental na Universidade Católica de Brasília (UCB), Campus Taguatinga, Curso de Ciências Biológicas, Brasília, DF.

DOI:

https://doi.org/10.5216/teri.v4i1.33942

Palavras-chave:

Formigas, ecologia, literatura, transdisciplinaridade, Cerrado

Resumo

A proposta do presente artigo é apresentar alguns pontos relevantes da história natural das formigas e as possíveis associações que podem ser feitas em um contexto transdisciplinar de conscientização ecológica. A partir deste grupo de insetos, é possível fazer generalizações e posteriormente estender conclusões ecológicas para outros grupos taxonômicos, estabelecendo conceitos fundamentais sobre os serviços ecossistêmicos desempenhados pelas variadas formas de vida que nos cerca – e que na maioria das vezes está oculta aos olhos humanos. Mesmo com o excepcional volume de informação disponível nos dias de hoje, principalmente por causa da revolução de meios de comunicação, a falta de integrações que esclarecem conceitos e universalidades do conhecimento ainda é um desafio contemporâneo. Ao me basear em conceitos ecológicos para apresentar a vida social das formigas, invoco passagens da literatura brasileira como proposta de uma abordagem integrativa que se manifeste em uma reflexão ecológica sobre nosso papel no gerenciamento e conservação da biodiversidade brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo MELLO, Prof. nos cursos de Biologia e Engenharia Ambiental na Universidade Católica de Brasília (UCB), Campus Taguatinga, Curso de Ciências Biológicas, Brasília, DF.

Biólogo, Doutor em Ecologia e Evolução, Universidade Federal de Goiás (UFG), onde desenvolveu  pesquisas no Laboratório de Genética e Biodiversidade (LGBio); Mestre em Ciências Ambientais, Universidade Estadual de Maringá (UEM); Atualmente é professor nos cursos de Biologia e Engenharia Ambiental na Universidade Católica de Brasília (UCB), Campus Taguatinga, Curso de Ciências Biológicas, Brasília, DF.

Downloads

Publicado

2014-06-30

Como Citar

MELLO, R. A RELEVÂNCIA DA VIDA SOCIAL DAS FORMIGAS NA ESTRUTURAÇÃO DOS ECOSSISTEMAS TERRESTRES: CIÊNCIA E LITERATURA COMO PROPOSTA TRANSDISCIPLINAR DE CONSCIENTIZAÇÃO ECOLÓGICA - DOI: 10.5216/teri.v4i1.33942. Revista Terceiro Incluído, Goiânia, v. 4, n. 1, p. 24–43, 2014. DOI: 10.5216/teri.v4i1.33942. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teri/article/view/33942. Acesso em: 19 abr. 2024.