Temas, Origens, Escopo, Estratégias

03-05-2013

BEM VINDOS! Terceiro Incluído é uma Revista Semestral, de Acesso Livre, Indexada, Interativa, Avaliada pelo WEBQUALIS CAPES como B4, e Rastreada pelo DOI por artigo-Digital Object Identifier. Publica temas de todos os ramos do saber. Coordenada pela Profa. Dra. Sandra de Fátima Oliveira desde seu lançamento, no primeiro semestre de 2011

Coloca-se como instrumento para (re)aproximar áreas do saber, a fim de promover um salto qualitativo na ciência e na sociedade, sob uma perspectiva transdisciplinar.  É Editorada pelo NUPEAT – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental e Transdisciplinaridade, sediado no IESA-Instituto de Estudos Sócio Ambientais, da UFG, Goiânia, Goiás, Brasil.

Entre os temas de interesse destaca-se: Educação Transdisciplinar; Inteligência Multifocal; Saúde; Bioética; Filosofia; Complexidade; Ecologia Política; Ecoeconomia; Agroecologia; Permacultura;Arquitetura Ecológica; Bioconstrução; Conforto Ambiental; Economia Solidária; Tecnologias Limpas; Segurança Ambiental; Segurança Alimentar; Justiça Climática; Auto-suficiência; Gestão; Direito Ambiental; Planejamento Ambiental;  Ecologia Humana; História Ambiental; Sustentabilidade; Adaptação; Energias renováveis; Biodiversidade; Inovação verde e social; Etnociência; Ciências em geral; Teoria do Conhecimento; Filosofia da Ciência; Cultura de paz; Valores Humanos; FIB-Felicidade Interna Bruta.

O título da Revista Terceiro Incluído funda-se na lógica do Terceiro incluído, formalizada pelo lógico-matemático Stéphane Lupasco. Lógica difusa que contempla fenómenos simultâneos, não excludentes, por dialógicas complementares, como o comportamento dual-onda partícula na mecânica quântica. A lógica do Terceiro Incluído contem e extrapola a lógica binária aristotélica, já que considera a dialógica de pertinência simultânea, não contraditória, entre A e não-A, por um terceiro termo T em outro plano que os integra, simultaneamente.

Desta forma, a transdisciplinaridade entende o real por meio da multidimensionalidade do objeto; a multireferencialidade do sujeito e a verticalidade do acessamento cognitivo; sob os princípios da Complexidade, Diferentes Níveis de Realidade e da Lógica do Terceiro Incluído. A teoria do conhecimento transdisciplinar reconhece simultaneamente a existência de todas as dimensões disciplinares presentes no processo de investigação, estabelecendo dialógicas e diálogos a partir das zonas de não-resistência disciplinares.

A Revista está indexada nas bases de dados: 1-Google Acadêmico; 2-Directory of Open Access Journals (DOAJ); 3-LATINDEX; 4-Portal para periódicos de livre acesso na Internet–LivRe; 5-Site do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - SEER/IBICT; 6 - Public Knowledge Project-Open Archives Harvester 2; 7-Sumários de Revistas Brasileiras.