O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  • O texto utiliza o modelo fornecido pela revista (ver Arquivos) ou está conforme a formatação definida:
    • Texto com entrelinhas de 1,5;
    • No texto do corpo do artigo, utiliza fonte Times New Roman (ou semelhante), tamanho 12;
    • Emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL);
    • As figuras e tabelas estão inseridas no texto como caracter, não em quadros, tão pouco no final do documento, como anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • [IMPORTANTE] Foi enviado arquivo onde a identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

Diretrizes para Autores

TIPOS DE TRABALHOS E SEÇÕES

1 Artigos: forma principal de publicação (Mínimo de 15; máximo de 25 páginas, formato A4)

2 Relatos de pesquisa: síntese de resultados importantes de pesquisas recentes (Máximo de 10 páginas, A4)

3 Notas: comentários sobre artigos e comunicações, com direito à réplica;  relatórios de atividades técnicas, de trabalhos de campo, de eventos recentes. (máximo de 5 páginas, formato A4)

4 Resenhas crítica de livros e periódicos: (mínimo 3; máximo de 6 páginas, formato A4). Os(as) autores(as) devem encaminhar uma imagem digitalizada da capa da obra resenhada, em formato JPG, com resolução mínima de 300 dpi.

5  Tradução

6 Resumo de teses

 

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Com a atualização do sistema de gerenciamento de revistas para a versão 3 do OJS, a biblioteca central da UFG disponibilizou tutoriais para facilitar a submissão de artigos por autores que ainda não tenham tido contato com o novo sistema. Acesse os Guias para autores clicando aqui.

Texto

i- Os artigos devem conter título e resumo em três línguas, uma em português.

ii- O cabeçalho deve conter o título em três línguas, a primeira em português,  centralizado, em negrito, maiúscula. Em seguida, os títulos em inglês e espanhol, com a mesma formatação do título.

iii-  Os textos podem ser redigidos em português, inglês ou espanhol, com mínimo de 15; máximo de 25 páginas, formato A4.

iv-  Os textos devem ser digitados no editor Microsoft Word para Windows, recuo de 1 cm no parágrafo, espaçamento 1.5 entre linhas, Fonte Times New Roman, Tamanho 12, Formato A-4 (210x297mm), com margens direita, esquerda, superior e inferior de 2,5 cm. Numerado na margem superior direita.

v-  O envio de trabalhos é no formato digital utilizando-se a área restrita para autores na página da Revista. É necessário que o autor se cadastre no site da Revista para se credenciar e ter acesso a área restrita à submissão de trabalhos.

vi-  Sob um espaçamento simples abaixo dos títulos são(m) digitado(s) o(s) nome(s) completos do(s) autor(es),  sobrenome de entrada em maiúsculas, alinhado(s) a esquerda. Em Nota de rodapé adicionar instituição(ões), filiação,  Biografa mínima, correio(s) eletrônico(s), do primeiro e demais autor(es), respectivamente.

vii  Após o(s) título(s) e nome(s) do(s) autor(es), o texto deve ser acompanhado de resumo em português, espanhol (Resumen) e inglês (Abstract), com no mínimo 300 e no máximo 400 palavras cada, espaço simples entre linhas, sem recuo de parágrafo, justificado. Máximo de 5 palavras-chave em cada língua, dispostas na mesma linha, alinhada à esquerda, com espaçamento simples do resumo, separadas por ponto e vírgula. Palavra Resumo em negrito, maiúscula inicial.  Evitar o uso de tradutor automático.

viii-  A estrutura do texto deve ser dividida em partes não numeradas, com subtítulos em negrito alinhados à esquerda, maiúscula inicial, destacadas com um espaço antes e outro depois. É recomendável conter Introdução, Metodologia e/ou Material(ais) e método(s), Resultados, Discussão, Considerações finais, (não necessariamente com esses termos) e Referência bibliográfica no final.

ix-  Itálico para palavras estrangeiras e as que se queira destacar.

x  Notas de rodapé, em algarismos arábicos, em espaço simples, Fonte 10.

xi  Referências bibliográficas no final do texto, alinhada à esquerda, com maiúscula inicial, seguido de parágrafo. Consultar normas para apresentação de referências bibliográficas NBR-6023/2018.

xii- Indicar e descrever materiais e métodos.

xiii- Anexar sempre que possível dados relevantes da pesquisa.

 

Apresentação de ilustrações

Ø  As ilustrações (figuras, tabelas, desenhos, gráficos, fotografias etc.) devem ser enviadas no corpo do arquivo no formato JPG, coloridas ou em preto e branco. As dimensões máximas, incluindo legenda e título, são o formato A-4 e seguir as normas da ABNT NBR-10520 para citação.

Tabelas

Ø  As tabelas devem estar inseridas no texto, digitadas com os seus títulos acima, usando o recurso “tabela” do próprio processador utilizado para o texto. Deverão ter chamada no texto desta forma: Tabela 5. As tabelas devem ser identificadas por numeração seqüencial e sua posição de inserção no texto marcada.

Figuras

Ø  As ilustrações gráficas, quadros, fotografia são denominadas no texto como Figuras. Serão numeradas na ordem de sua citação no texto. Após a Figura, adiciona-se Fonte e autoria da figura, com Fonte 10, em seguida sua referência  e o título, com a primeira letra em maiúscula.

Normas para citação de publicações

Ø  De acordo com a NBR-10520 da ABNT, as Referências deverão ter chamadas no texto pelo(s) sobrenome(s) do(s) autor(es), em maiúsculas, data e página, quando dentro do parêntesis (SILVA, 1995, p.43) e em minúsculas quando inseridas na frase: Segundo Silva (1995, p.43). Se um mesmo(a) autor(a) citado(a) tiver mais de uma publicação no mesmo ano, identificar cada uma delas por letras, (SILVA, 1995a, p.35).

Ø  As citações textuais de menos de três linhas deverão aparecer no decorrer do texto, na mesma letra (sem itálicos) e entre aspas. As citações que ocuparem mais de três linhas deverão ser digitadas separadas do texto principal, com recuo, sem aspas nem itálicos e em letra de tamanho menor que aquela do texto principal. Em ambos os casos, deve ser citado o SOBRENOME do(a) autor(a), ano, página.

Ø  Notas de rodapé somente as estritamente necessárias.

Normas de formatação das referências bibliográficas

Ø  As Referências bibliográficas citadas no texto deverão constar ao final do texto, alinhadas à esquerda, em ordem alfabética, com nome, sobrenome e pré-nome sem abreviaturas, elaboradas de acordo com a NBR-6023/2018 da ABNT.

Livros


SOBRENOME, Nomes. Título do Livro. Local de Edição: Editora, ano da publicação. ?p.

Capítulo de livro


SOBRENOME, Nomes (do autor do capítulo). Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nomes (Ed., Org., Comp.) Título do Livro. Local de Edição: Editora, ano de publicação. Número do Capítulo, p. página inicial – página final do capítulo.


Artigos


SOBRENOME, Nomes. Título do Artigo. Nome da Revista, Local de Edição, v. , n. , p. página inicial - página final, ano da publicação.


Teses/Dissertações


SOBRENOME, Nomes. Título da tese/dissertação. Data de publicação. nº f. Tese/Dissertação (Doutorado/Mestrado em ...) - Instituto, Universidade, local da defesa, data de defesa.


Eventos


SOBRENOME, Nomes. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO EM CAIXA ALTA, 5., Cidade, data. Título Anais, Proceedings... Local de edição: Editora, data. páginas inicial-final do trabalho.

 

 

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

 

A Revista Terceiro Incluído adota o procedimento de avaliação por pares, em duplo cego, por pareceristas em âmbito nacional. Os trabalhos podem ser aprovados; solicitados a revisão ou recusados. O resultado da avaliação é enviado ao autor por e-mail, com transcrição da apreciação pelo avaliador. Em caso de pedido de revisão, o texto reformulado é submetido ao mesmo avaliador. Caso as avaliações independentes sejam conflitantes, o texto é enviado a um terceiro avaliador, que poderá recomendar publicação, solicitar nova revisão, ou não recomendar publicação.

O conteúdo dos trabalhos é de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não implicando, necessariamente, na concordância da Comissão de Publicações e/ou do Conselho Editorial.

 

ASPECTOS RELEVANTES NA AVALIAÇÃO

 

 

Formais: Adequação às normas, de acordo com as normas da ABNT NBR-6063 e NBR-10520. É responsabilidade do autor a correção ortográfica e sintática, revisão da digitação do texto. Recomenda-se aos(as) autores(as) submeterem seus textos, abstracts e resumen à correção por especialista.

Autoria: O texto deve ser original e inédito.

Estrutura do Texto: Resumo; Abstract; Resumen; palavras-chave; introdução; desenvolvimento; resultados (se houver); argumentação; considerações finais, citações; referências bibliográficas.

Análise Crítica: fundamentação teórico-metodológica; discussões e comentários; confronto de idéias de vários autores; contribuição do(a) autor(a).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.