Sobre a Revista

Foco e Escopo

OBJETIVOS

TERCEIRO INCLUÍDO visa divulgar conhecimentos e promover intercâmbios em Educação Ambiental e Transdisciplinaridade. É uma Revista científica eletrônica de acesso livre, vinculada ao LAGECRIARTE - IESA - UFG, editada em fluxo contínuo, seqüenciada por artigo, avaliada por pares sob sistema duplo cego. Publica trabalhos originais e inéditos, nacionais e internacionais, oriundos de todos os ramos do saber, empenhados com um desenvolvimento teórico, epistemológico e metodológico Transdisciplinar, sob os princípios da complexidade, diferentes níveis de realidade e da lógica do terceiro incluído; bem como Educação Ambiental e temas correlatos: Educação Transdisciplinar; Ecoeconomia; Agroecologia; Economia Solidária; Tecnologias Limpas; Segurança Ambiental; Saúde; Nutrição; Psicologia; Direito Ambiental; Bioética; Ecologia Humana; História Ambiental; Sustentabilidade; Etnociência; Teoria do Conhecimento; Filosofia da Ciência; Cultura de paz; Valores Humanos; FIB-Felicidade Interna Bruta, sob óticas multirreferenciais e multidimensionais da teia da vida.

Sob essas perspectivas, a Revista compromete-se com o duplo propósito de (re)aproximar diferentes campos do saber e a sociedade na construção de abordagens abrangentes de temas complexos e alternativas às questões ambientais, a fim de contribuir para a sustentabilidade social, econômica, ecológica, cultural e planetária. Seu público alvo é a sociedade e a comunidade acadêmica em geral, desde as áreas tecnológicas, sociais, humanas, biológicas, jurídicas, exatas, comunicação, saúde, lingüística, entre outras.

FOCO E ESCOPO

A Revista Terceiro Incluído é uma publicação científica de acesso livre, Laboratório de Geografia, Imaginário, Criatividade e Arte – LagecrIArt, com periodicidade anual. A revista acolhe textos originais e inéditos nas modalidades: Artigos científicos (resultados de pesquisa, teóricos ou aplicados), Relatos de pesquisa, Notas, Traduções, Resumos de teses e Resenhas. Seu foco é orientado à divulgação de trabalhos em educação ambiental e ao desenvolvimento teórico-metodológico, epistemológico transdisciplinar, sob seus pilares: complexidade, diferentes níveis de realidade e a lógica ternária do terceiro incluído.

Terceiro Incluído veio assim, dar vez e voz àqueles(as) empenhados(as) em elaborações teóricas e aplicadas que visam um salto qualitativo na ciência. Intenta estimular intercâmbios entre diversas áreas da ciência e a sociedade, a fim de lidar com problemas abrangentes e proporcionar melhor qualidade de viver. Sua estrutura é composta por Editorial, seção de Artigos, Resenhas, Relatos de pesquisa, Sustentabilidade em ação e Espaço do Leitor, aberto a sugestões, críticas e apontamento de falhas.

 

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

A Revista Terceiro Incluído oferece acesso livre ao seu conteúdo. O NUPEAT entende que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico é fator de democratização.  Contribui para a busca da equidade social e a resolução de problemas ambientais.

A Comissão editorial solicita que os textos utilizados e a Revista sejam devidamente citados.

Processo de Avaliação pelos Pares

 

A Revista Terceiro Incluído adota o procedimento de avaliação por pares, em duplo cego. Os trabalhos podem ser aprovados; solicitados a revisão ou recusados. O resultado da avaliação é enviado ao autor por e-mail, com transcrição da apreciação pelo avaliador. Em caso de pedido de revisão, o texto reformulado é submetido ao mesmo avaliador. Caso as avaliações independentes sejam conflitantes, o texto é enviado a um terceiro avaliador, que poderá recomendar publicação, solicitar nova revisão, ou não recomendar publicação.

O conteúdo dos trabalhos é de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não implicando, necessariamente, na concordância da Comissão de Publicações e/ou do Conselho Editorial. É utilizado para a verificação de plágio o sistema Crossref Ithenticate.

Periodicidade

A Revista Terceiro Incluído recebe artigos em fluxo contínuo, e realiza publicação anual.

Política de Acesso Livre

A Revista Terceiro Incluído oferece acesso livre ao seu conteúdo. O NUPEAT – Núcleo de Pesquisas em Educação Ambiental e Transdisciplinaridade - entende que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico é fator de democratização e desenvolvimento.  Contribui para a equidade social e a resolução de problemas ambientais.

A Coordenação Editorial solicita que os textos utilizados e a Revista sejam devidamente citados.

Temas e Objetivos

 

TERCEIRO INCLUÍDO visa divulgar conhecimentos e promover intercâmbios em Educação Ambiental e Transdisciplinaridade. É uma Revista de acesso livre, editorada pelo NUPEAT - IESA - UFG, em fluxo contínuo, semestral, seqüenciada por artigo, avaliada por pares sob sistema duplo cego. Publica trabalhos originais e inéditos, nacionais e internacionais, de todos os ramos do saber, empenhados com um desenvolvimento teórico, epistemológico e metodológico Transdisciplinar, sob os princípios da complexidade, diferentes níveis de realidade e da lógica do terceiro incluído; e Educação Ambiental.  Contempla trabalhos de todos os ramos do saber: Educação Transdisciplinar; Inteligência Multifocal; Saúde; Fisioterapia; Bioética; Neurociência, Ciências biomédicas; Nutrição; Psicologia; Economia; Ecoeconomia; Agroecologia; Engenharias; Ciências da computação; Arquitetura; Arquitetura Ecológica; Conforto Ambiental; Artes em geral; Economia Solidária; Tecnologias Limpas; Segurança Ambiental; Arqueologia; Antropologia; Educação Física; Gestão; Direito Ambiental; Ecologia Humana; História Ambiental; Sustentabilidade; Etnociência; Ciências em geral: Exatas, Humanas, Biológicas, Econômicas, Políticas e da Terra; Filosofia; Teoria do Conhecimento; Filosofia da Ciência; Cultura de paz; Valores Humanos; FIB-Felicidade Interna Bruta; Geopolítica; Entre outros. Assim, estimula estudos com óticas multirreferenciais e multidimensionais da teia da vida.

Sob essas perspectivas, a Revista compromete-se com o duplo propósito de (re)aproximar diferentes campos do saber e a sociedade na construção de abordagens abrangentes de temas complexos e alternativas às questões ambientais, a fim de contribuir para a sustentabilidade social, econômica, ecológica, cultural e planetária. Seu público alvo é a sociedade e a comunidade acadêmica em geral, desde as áreas tecnológicas, sociais, humanas, biológicas, jurídicas, exatas, comunicação, saúde, lingüística, entre outras.

Histórico do periódico

HISTÓRICO

Sediada no Instituto de Estudos Socioambientais-IESA, no Campus II da Universidade Federal de Goiás, Goiânia, a Revista Terceiro Incluído foi criada no ano de 2011, no âmbito do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Educação Ambiental e Transdisciplinaridade – NUPEAT. Constituído em abril de 2006, o NUPEAT se consolidou como grupo de pesquisas após o II Congresso Mundial de Transdisciplinaridade, realizado em setembro de 2005, na cidade de Vila Velha, ES, Brasil. O propósito do grupo é fazer reflexões, estimular pesquisas sobre educação ambiental e transdisciplinaridade, seja nos campos teóricos, práticos, epistemológicos ou metodológicos.

Os trabalhos do NUPEAT fundamentam-se na constatação de que a Terra é um mundo único, orgânico, pertencente a todos os seres vivos. Necessita de cuidados e maiores responsabilidades, sendo preciso alçar patamares científico-filosóficos, humanísticos e éticos, reintegrando saberes tradicionais, a espiritualidade e os diversos ramos da ciência contemporânea para a formação de sujeitos plenos das dimensões humanas.

Os diálogos no NUPEAT, desde o princípio estiveram voltados a ampliar os horizontes teórico-metodológicos da ciência, estimular a cultura de paz, os valores humanos, as culturas tradicionais e a educação ambiental, a partir da perspectiva transdisciplinar. O grupo está comprometido na construção de meios de suplantar o paradigma simplificador positivo-cartesiano por abordagens mais abrangentes, que simultaneamente sejam capazes de lidar com as teias de relações da realidade, manter o bem estar social e a sustentabilidade, social, ecológica, econômica e de toda a vida na Terra.

Mais que um pensamento filosófico, a transdisciplinaridade coloca-se como uma teoria do conhecimento, sempre inacabada, aberta ao novo e às várias maneiras de produção de saberes das culturas humanas. Entende que a ciência moderna afasta a possibilidade de dialogar com os diferentes níveis de realidade. Propõe compreender a realidade tal qual ela se apresenta, partindo-se do complexo para o mais complexo, e mudar a concepção de mundo para apreender as multidimencionalidades e multireferencialidades de uma realidade relacional e holográfica. Uma realidade na qual as partes, além de serem indissociáveis, criam organizações, estão inscritas no todo e contêm as suas inscrições.

Como teoria do conhecimento em constante construção, a meta da transdisciplinaridade é estabelecer diálogos e pontes formais acadêmicas, sociais e ambientais; conectar as perspectivas cultural, biológica, física, espiritual, elevando a consciência planetária e o significado da vida dentro da Grande Vida e no Universo.

O olhar transdisciplinar é um ponto de inflexão na forma do espírito humano perceber/conceber e interferir no mundo. Implica assimilação de uma cultura, postura, atitudes e fundamentação teórico-metodológica. Possui bases com rigor formal para produzir conhecimento científico, mas está aberto ao diálogo com os diferentes modos de conhecer das culturas humanas. É humilde e sensível diante da biodiversidade da teia da vida, sua conectivididade, complexidade e historicidade, pois esta ciente que os saberes e as relações dessa realidade transitam entre, através e além dos conhecimentos acadêmicos. Prega o respeito a capacidade de cognição, auto-organização e o direito de todos os seres vivos de viverem em harmonia com a Mãe Terra.

Sob essas concepções, dos diálogos entre professores(as), estudantes de graduação, pós-graduação e diversos atores junto ao NUPEAT, surgiu a proposta de criar mais um canal para expor as propostas de abordagens transdisciplinares afim com sua temática.

Assim, a Revista Terceiro Incluído é orientada a todos os ramos da ciência empenhados com a transdisciplinaridade e a educação ambiental, cujas problemáticas envolvem o visível e o invisível, o sagrado, a tradição, a cultura, a economia, o ambiente, a ciência, a técnica, a razão e as emoções, requerendo compreensão integrada; impossíveis de serem percebidas/concebidas, representadas/compreendidas e tratadas de modo fragmentado.

A partir de 2018, decidi-se pela introdução dos "temas contemporâneos" que tem como foco ampliar o leque pesquisas a serem recebidas pela Revista Terceiro Incluído intensificando seu caráter transdisciplinar com o objetivo de destacar o espírito científico, colocando-o em relevo e trazendo questões do nosso tempo, nossos objetivos são por em destaque a reunificação entre a cultura científica e a cultura artística, estando em sintonia com os diferentes níveis de realidade em que vivemos.