Os projetos de escrita da história de Alfredo Ellis JR. e Sérgio Buarque de Holanda: uma guerra de ideias no mundo dos letrados de São Paulo nos anos 1930 e 1940?

Autores

  • Diogo da Silva Roiz UEMS/UFGD

Palavras-chave:

autodidatismo, homens de letras, profissionalização, ofício de historiador, Alfredo Ellis Jr., Sérgio Buarque de Holanda.

Resumo

O texto procura analisar a guerra de ideias que circunscreveu os espaços de atuação dos letrados de São Paulo entre os anos 1930 e 1940, em função da alteração política e econômica do país, que deu base ao início do governo provisório de Getúlio Vargas. Pretende-se mostrar como Alfredo Ellis Jr. e Sérgio Buarque de Holanda se posicionaram diante de questões como a “temporalidade”, a “periodização”, a “verdade”, a “representação do passado” e as “regras do método histórico”.

Downloads

Como Citar

ROIZ, D. da S. Os projetos de escrita da história de Alfredo Ellis JR. e Sérgio Buarque de Holanda: uma guerra de ideias no mundo dos letrados de São Paulo nos anos 1930 e 1940?. Revista de Teoria da História, Goiânia, v. 10, n. 2, p. 10–46, 2014. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/29122. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

A cultura intelectual brasileira: trajetórias institucionais e intérpretes